TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Comunitaria

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução trabalho

        A psicologia comunitária é um ramo da psicologia social e se caracteriza por trabalhar com indivíduos em condições sociais especificas geralmente condições de vulnerabilidade social. Com objetivos diversos, como promover uma melhoria na qualidade de vida e na relação entre os indivíduos atendidos. A Psicologia Comunitária é uma aplicação da psicologia social para resolução dos problemas sociais nas comunidades. Constitui-se como disciplina recente na história da psicologia, disciplina de grande importância para a formação de futuros psicólogos para compreensão desta área de grande abrangência e grande importância em uma comunidade e para a comunidade, colaborando com estudos, analises, soluções de problemas dentro da comunidade e melhorias.

        Comunidade pode referir-se a um grupo social, um bairro, uma escola, etc. E tudo isso cabe à psicologia comunitária. A psicologia comunitária trabalha com questões que envolvem vários aspectos como problemas com sexualidade, drogas, problemas em relacionamento entre famílias, com amigos, problemas na escola, etc. Procurando atuar de maneira preventiva e remediadora. O papel das instituições que trabalham seguindo a psicologia comunitária é desenvolver atividades, projetos e técnicas que possam ser uteis para a população que se encontra em vulnerabilidade, ajudando assim a manter o controle e melhorar as relações e os problemas presentes na mesma.

        Alguns exemplos do que uma instituição possa fazer são: promover atividades físicas, proporcionar trabalho com artes, promover uma orientação educacional incluindo projetos uteis para cada tipo de individuo conforme suas necessidades.

O psicólogo comunitário trabalha como um facilitador dentro da comunidade, buscando soluções para os problemas identificados também através de suas pesquisar dentro de determinada sociedade e identificados pelo mesmo, um analista-facilitador tomando as iniciativas para trabalhar nas soluções dos problemas da comunidade.

Deve analisar os problemas da comunidade, ver o homem como um todo dentro da comunidade e não apenas determinado homem, ou outro, para conseguir cumpris tais funções e trabalhar com êxito, o psicólogo comunitário precisa viver em meio aquela sociedade, viver como vivem, estar em meio a est comunidade, colocar-se como parte dela, viver o que vivem e viver como vivem,  profissional precisa interagir, interação entre profissional e os sujeitos para produzir conhecimentos, assim será possível fazer todas as identificações necessárias e estudar as possíveis soluções, é conhecer aquela comunidade estando em meio a ela, utiliza o método pesquisa-participante, pesquisa-ação e analise institucional.

O movimento que dá a vida é a dialética, elemento determinante para o trabalho do psicólogo comunitário, trabalhar na construção de conhecimentos com intelectuais organicamente comprometidos, desenvolvendo o sentido de cidadania neste processo.

Este processo é de grande importância para conscientização que ajuda grupos e indivíduos a identificarem as características historias e sociais de seus problemas e criar estratégias para chegar a uma solução coletiva.

O psicólogo comunitário possui um grande elo entre o saber e o fazer, possui relação entre o saber cientifico e o saber popular, como consequência adquire a reelaboração coletiva de valores psicossociais, participação comunitária e ação organizada.

Objetivos do trabalho

A Instituição, atua na proteção básica e tem por objetivo primordial o desenvolvimento integral do jovem através da orientação social, cultural e esportiva. Garantindo a acolhida da sua demanda, necessidades e possibilidades; oferecer informações e encaminhamentos visando o acesso a benefícios sócios assistenciais e programas de transferência de renda bem como aos demais direitos sociais, civis e politicas, disponibilizar um ambiente acolhedor para o adolescente e respectiva família, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, instigar o conhecimento do território e significa-los de acordo com os recursos e oportunidades dos usuários e informar e possibilitar o acesso a serviços conforme demanda e necessidades apresentadas.

O plano de trabalho das atividades desenvolvidas segue priorizando: Orientação que promovam a participação e cidadania; a construção de um espaço de convivência; o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir de interesses, demandas e potencialidades; realiza intervenções em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, integração, aprendizagem, sociabilidade e proteção social; fortalecimento da convivência familiar da convivência comunitária e permanência dos jovens na escola por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e a formação geral destes para o mundo do trabalho; abordagem de questões importantes sobre a juventude e o desenvolvimento de habilidades gerais de modo que oriente os jovens para escolha profissional; Desenvolvimento de ações com o foco na convivência social por meio de arte e cultura e esporte e lazer. Assim a intervenção valoriza a pluralidade e a singularidade do adolescente, os sensibiliza para o desafio da realidade social, cultural e politica do seu meio criando possibilidades de acesso aos direitos podendo os jovens participantes do projeto adquirir conhecimento e desenvolvem capacidade e habilidades diversas para a vida profissional e acesso ao trabalho.

São oferecidas atividades/oficinas de Orientações Sócio Educacionais, Artes e Artesanato, Qualificação Profissional em Costureiro Sob Medida ( convenio com o Senai), Curso de auxiliar administrativo, Ampliação do convênio-Informática Básica e Almoxarife, Atividades Esportivas, Atividades Musicais e Musicoterapia, Psicologia em Oficina Comportamental, Alimentação ( Café, almoço) e Serviço Social. Alguns cursos são para o publico a partir de 14 anos e outros a partir de 16 anos.

As atividades são desenvolvidas em grupo e estimulam os jovens na construção e reconstrução de suas histórias e vivencias individuais  e ou coletivas na família  e em seu território. São atividades do caráter preventivo e proativo pautada na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades com vista ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfraquecimento da vulnerabilidade social.

2) Método

2.1) Instituição

A Instituição que conhecemos foi, Maria Gianni de Andrade, fundade em 14, de novembro de 2000, e localizada na Avenida Nelson Marcelino da Silva, nº895, Jardim São Gabriel em Pitangueiras, SP.

A instituição, Maria Gianni de Andrade, atende adolescentes de 12 a 18 anos, atende acima apenas em programas de parceria com o SENAI oferecido aos pais dos adolescentes. Os adolescentes atendidos são alunos da rede regular publica e bairros bem afastados e desprovidos de equipamentos sócias que permitam o preenchimento do tempo desta faixa etária durante a semana e no horário contra turno escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com