TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Fichamento

Luciana Conceição Francisco Gonçalves

Trabalho da disciplina Psicologia do Desenvolvimento

                                                 Tutor: Prof. Ana Lucia Ribeiro

São Paulo

2017

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA.

 

Indicação bibliográfica disponível em:  

Resumo:

         O artigo visa discutir a delimitação conceitual do campo de estudo do desenvolvimento humano levando em consideração novos paradigmas que surgem nesta área. Diante de novos desafios os profissionais da área da educação estão buscando subsidio na psicologia do desenvolvimento para entender a evolução do desenvolvimento humano, fazendo uma comparação de como era tratado no passado e como essa evolução vem acontecendo nos dias atuais.

         Antigamente desenvolvimento humano era tratado apenas em crianças e adolescentes, mas hoje já é percebido que deve ser estudado durante toda evolução da infância até quando idoso. A psicologia sempre teve maior interesse nos estudos do desenvolvimento humano com foco nos anos iniciais de vida, porém hoje já existe um consenso que este estudo deve ser durante todo o ciclo vital, essa mudança fez com que novas áreas da psicologia fossem incluídas para dar suporte a estes estudos. Surge também à necessidade de uma metodologia de pesquisa própria para delimitar o campo de atuação da psicologia do desenvolvimento, isso faz com que o estudo do desenvolvimento humano passe a ser independente da psicologia.

         O estudo do desenvolvimento humano avalia os aspectos emocionais, maturação orgânica, o momento histórico em que o individuo se desenvolve e as condições internas e externas que promovam mudanças evolutivas durante todo o ciclo de vida, pois identificando os fatores que prejudicam o desenvolvimento humano podemos trabalhar com intervenções cada vez mais assertivas e assim possibilitar um desenvolvimento harmônico do individuo.

           O artigo também trás uma evolução histórica do estudo da psicologia do desenvolvimento demonstrando a necessidade de maior produção sobre o conhecimento do desenvolvimento humano no Brasil.

Citações-

“...é preciso entender como as condições internas e externas ao indivíduo afetam e promovem essas mudanças” (Biaggio, 1978).

Pesquisadores do desenvolvimento humano concordam que um dos objetos de estudo do psicólogo do desenvolvimento é o estudo das mudanças que ocorrem na vida dos indivíduos. Papalia e Olds (2000), por exemplo, definem desenvolvimento como o estudo científico de como as pessoas mudam ou como elas ficam iguais, desde a concepção até a morte (Papalia & Olds, 2000, p.25).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (781.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com