TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE PSICOLOGIA

PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO DE PLANO DE QUALIDADE DE VIDA

NATAL

2009

PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO DE PLANO DE QUALIDADE DE VIDA

NATAL

2009

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Buscar a qualidade naquilo que se faz é aspecto comprobatório seja o assunto o mercado de trabalho, relações familiares, relacionamentos fraternos, compromissos na faculdade, enfim, para tudo se requisita indivíduos proativos e compromissados com os mínimos erros, mas sem perder o alto grau de uma qualidade satisfatória. A vida estudantil, quando analisada, aspectos como drogas, religião, sexo, estado civil, dentre outros fatores não podem ser deixados sem que haja uma consideração, pois é preponderante a conduta que, por fim, afetará de modo benéfico ou não, na vida dessas pessoas (SILVA, MALBERGIER, STEMPLIUK, e ANDRADE, 2006). Os valores são bastante representativos e ocupa um espaço fundamental nos sistemas políticos, que deverão ser vistos como palco da luta de poder (PEREIRA; LIMA e CAMINO, 2001).

A conclusão de um curso superior ainda poderá acarretar sobrecarga de tarefas, principalmente para aqueles que já possuem uma demanda como trabalho, família e uma vida social agitada tendo de conciliar com provas, relatório de conclusão de curso, estágio e supervisão. Segundo Cardoso e Sampaio (2009), mais da metade da população estudantil superior trabalha e a maioria desses faz o curso no período noturno, justamente para conciliar o estudo com a vida profissional.

Nessa perspectiva, se propõe sondar a qualidade de vida em estudantes do último período de uma graduação, sendo turno noturno, em uma faculdade na cidade do Natal/RN. Se busca analisar se as demandas oriundas do último ano afetam da qualidade dos relacionamentos, nas feituras das próprias tarefas da faculdade e, por fim, na vida dos estudantes no que tange ao sono, rendimento no trabalho e na vida estudantil, além de propor recomendações de melhor uso do tempo de modo a propiciar satisfação associada a bem-estar psicossocial.

2. CONCEITOS DE QUALIDADE DE VIDA

a. A qualidade de vida é considerada cientificamente como um constructo amplo, que abarca diversos significados (Watanabe, 2005);

b. Estados de alegria, otimismo e felicidade, estão intimamente relacionadas à qualidade de vida de um indivíduo (Giacomoni, 2004);

c. Aponta para a busca de explicação para uma boa vida, aquela que se desfruta, que se vive com satisfação e que produz estados de felicidade. Se o indivíduo, através de sua percepção, avalia sua própria vida, suas capacidades e seu contexto, desenvolve mecanismos de busca de qualidade de vida (Watanabe, 2005).

3. OBJETIVOS

a. OBJETIVO GERAL

Implantar um programa de prevenção e qualidade de vida em estudantes concluintes de graduação da área de saúde da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

b. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Realizar levantamento das necessidades de prevenção de qualidade de vida de estudantes concluintes de graduação, da área de saúde da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte;

• Diagnosticar as demandas de prevenção dos estudantes da FARN;

• Mobilizar instituições parceiras do programa que venham consolidar a rede que integra o projeto de qualidade de vida nos discentes.

4. METODOLOGIA

a. Participantes

Serão aplicados 40 questionários numa amostra de estudantes da instituição citada na cidade do Natal/RN. Os sujeitos apresentam idade média de 23,5 anos.

b. Instrumento

Para medir os valores e o grau de esforço dos estudantes foi utilizada a escala desenvolvida pelos próprios autores desse projeto. Os estudantes atribuíram uma nota variando de o a 5 em função da importância e se sua atuação de cada um destes valores e esforços para a construção de uma sociedade ideal, tendo como ponto de avaliação inicial sua vida pessoal.

c. Procedimentos

Os questionários, respondidos individualmente foram aplicados em salas de aula, sem tempo limite estipulado para preenchimento.

5. JUSTIFICATIVAS

• Aumento do conhecimento relacionado a qualidade de vida em estudantes;

• Estudantes terão acesso a informações referentes a medidas preventivas, graças ao desenvolvimento do programa de qualidade de vida;

• Oportunizar as práticas da disciplina Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com