TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Monografias: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Polo da UAB de Ananás - TO

Curso de Graduação em Administração Publica

Disciplina: Psicologia Organizacional

Acadêmico: Delano Ramos Cavalcante Brasil

Atividade

01. O que é percepção? Formule sua definição e, depois, compare-a com a de Robbins.

Falar de Percepção é falar do ser humano, nas suas relações, com os outros seres humanos, objetos, animais, mitos, conceitos, referencias e símbolos. Ou seja, o processo perceptivo passa a ser analisado de modo objetivo, trazendo ao ser humano a perspectiva de ser ele o único percebedor no mundo em que vive. Sendo assim, podemos dizer que percepção está relacionada ao processo através do qual os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa. A percepção é mais um conceito em psicologia que possui diferentes considerações, isso vai depender basicamente da abordagem teórica. Ela pode ser entendida como produto de vários elementos sensitivos ligados a experiências que o indivíduo tem anteriormente, pode ser entendida de maneira bem global, sendo irredutível às sensações, ou pode ter características tão amplas que se confunde com qualquer processo cognoscitivo. A percepção depende de uma série de fatores precisos, mesmo quando se trata da percepção de um movimento ilusório ou da movimentação de outro objeto que não o que realmente se move. A percepção, segundo Robbins, pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente.

02. Como podemos explicar que uma pessoa possa olhar para a mesma coisa que outra pessoa e as duas perceberem de forma diferente essa mesma coisa?

Na verdade, por exemplo, às vezes você olha uma arvore em sua residência e ao olhar esta arvore você se sente em paz, sereno e tranquilo. Uma outra pessoa pode passar e olhar a mesma arvore que está em sua residência, imaginando que as arvores precisam ser podadas. Talvez outra pessoa olhe e admire o ninho de passarinhos em algum galho da arvore ou apenas deseja colher algum de seus frutos. Ou seja, uma mesma arvore pode causar tantas reações e percepções diferentes. Sentimentos, imaginações, preocupações, reações, pensamentos e ações direcionadas ao mesmo estimulo. Assim é a percepção humana, o olhar sob diferentes formas e ângulos, um mesmo estimulo pode ser percebido. Alguns outros exemplos de estímulos são: um olhar, um gesto, uma frase, a entonação da voz, uma atitude e etc. Supondo assim, inúmeras possibilidades, podemos assim refletir sobre questões ligadas e relacionadas a percepção. Refletir como se percebe, leva ao questionamento do que é verdade e realidade.

02. Que tal, agora, você pensar sobre as implicações dos estudos de percepção para o administrador. Para que servem esses estudos?

Podemos dizer que o estudo da ação da Psicologia Organizacional em um curso de Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com