TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia Organizacional e do Trabalho tem como função estudar o psicoló-gico das organizações, atuando nas empresas e analisando as diversas formas de lidar com a “natureza” de cada um que faz parte dela. Dessa forma, está ligada ao bem-estar do ambiente de trabalho em geral. Mas atualmente não são todas as empresas que possuem um psicólogo organizacional, gerando com isso uma sé-rie de problemas, dentre eles a impossibilidade de crescimento e insatisfação das pessoas, não sabendo o importantíssimo papel que esse profissional desempe-nha. Uma de suas funções principais é colocar em prática os princípios da psico-logia , fazendo com que o trabalhador se desenvolva, tenha prazer em relação à função que lhe atribuem, tendo como resultado uma boa saúde, boa convivência com os demais trabalhadores e chefes. O psicólogo também atua dentro de uma organização fazendo seleções, entrevistando candidatos a alguma vaga etc.

De acordo com o fato relatado durante uma pesquisa realizada na empresa RTBA, problemas diagnosticados como o alto nível de estresse (de 1 entre 5 fun-cionários já apresentou afastamento ou comportamento depressivo nos últimos 6 meses) e a falta de integração da equipe (não há cooperação entre os funcioná-rios, há um alto nível de fofoca, fato que prejudica processos e os relacionamen-tos), esses são sérios conflitos com os quais essa empresa está convivendo. O ponto estratégico para o desenvolvimento de uma organização é o investimento em um profissional da Psicologia. Ele atuará também na resolução dos conflitos que acontecem no ambiente de trabalho. Trata-se de localizar a raiz do problema, tentando entender, verificando onde é preciso melhorar, solucionando o problema e proporcionando o bem-estar de todos, crescimento na produção, interação e satisfação a todos os colaboradores. Há formas de aplicação de alguns comportamentos como por exemplo questionários ,onde cada um possa expor sua opinião, se encontra satisfeito ou não. Um bom profissional contribuirá para estruturação ou reestruturação de uma organização e desenvolverá métodos para melhorar o ambiente em geral. Uma pessoa que não está satisfeita com o que faz tende a contrair patologias , na grande maioria relacionadas ao emocional.

Enfim, podemos ver que o psicólogo organizacional tem muitas funções dentro de uma empresa. É necessário utilizar todo o conhecimento a serviço das pes-soas, contribuindo para organizações mais prazerosas de se trabalhar, em que o lucro seja resultado da obrigação bem feita porque é realizada por pessoas que estão satisfeitas com o que fazem , preparadas e muito felizes profissionalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com