TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Monografias: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  2.601 Visualizações

Página 1 de 5

CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO CAMPO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

A Psicologia Organizacional e do Trabalho – POT - foi construída historicamente a partir de três principais elementos: demandas sociais, avanço do conhecimento científico da psicologia e da POT, interações com outros domínios científicos e outros campos profissionais, e com isso entender da perspectiva da psicologia, como indivíduos, grupos e coletivos chamados organizações se estruturam e atuam.

Desenvolvimento da POT no cenário internacional

Sua origem através da criação do laboratório para o estudo da fadiga, em Modena, 1899 por Luigi Patrizi. Mas foi com Hugo Munsterberg em 1913, que caracteriza a atividade dominante da psicologia aplicada ao trabalho: com a seleção de pessoal e o uso de testes psicológicos com a finalidade de maximizar o ajuste das pessoas aos cargos. Seu livro marca o nascimento da psicologia industrial e demarca as três preocupações centrais do novo campo: o melhor homem possível para o trabalho, o melhor trabalho possível e o melhor efeito possível. Em 1920 Elton Mayo estudos sobre a importância de considerar os fatores sociais no trabalho. Bem como as ciências do comportamento no mundo dos negócios.

Principais períodos da constituição da POT: 1º Período da colonização à Segunda Guerra – até 1945: demanda por educação, racionalização, operacionalização dos conhecimentos e psicologia para a resolução de problemas, apresenta desafios e oportunidades em psicotécnica, testes psicológicos para seleção de pessoas, Human engineering ( o desenho de equipamentos para o uso do humano). Consolida a Administração Científica ( Taylor), levando a respostas aos desafios através de abordagens e métodos em psicologia industrial, desenvolvimento da psicometria, processos seletivos, foco em pequenos grupos, métodos de treinamento.

2º Período Pós-Guerra – até 1960: crescimento econômico, Estado de Bem-estar Social e Guerra fria, apresenta desafios e oportunidades na consolidação da POT, não mais Psicologia Industrial, legitimada atuação dos psicólogos no contexto organizacional, levando a uma identidade profissional, respostas aos desafios através de abordagens e métodos o processo seletivo é a base, desenvolvimentos teóricos.

3º Período Incertezas e tensões – fim da década de 1960 até a década de 1970: transição para uma sociedade pós-industrial e tensões no mundo do trabalho, critica aos testes psicológicos, desafio de ir além do âmbito individual de análise. Ampliação do campo da POT e respostas aos desafios em relação a interface com outros domínios revela a falta de integração teórica, aos QVTs, modelos de gestão de controle começam a ser substituídos por modelos de compromisso e envolvimento.

4º Período globalização e crise – década de 1990 até a década de 2010: avanços na globalização e TI, neoliberalismo, crise nos países capitalistas centrais, crescimento dos BRICS, que leva maior atenção às questões de saúde no trabalho, consolidação de outros tópicos de estudos, ocorre à ampliação do campo da POT, nas concepções tradicionais deram lugar a novos conceitos.

Constituição histórica da POT no Brasil

A Psicologia aplicada ao trabalho surge no Brasil nas duas primeiras décadas no século XX. Três principais fases no desenvolvimento: Psicologia Industrial a partir dos anos 1930 em psicotécnica, seleção e colocação de pessoal; Psicologia organizacional com ênfase na produtividade das empresas e trabalho em grupos; psicologia do trabalho ênfase na saúde, preocupações além das organizações.

CAMPO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL DA POT

A POT com seu conjunto de práticas, saberes e objetos de estudo adquire identidade gradativamente, como disciplina e campo científico.

POT e seus campos intradisciplinares

Interesse na ação humana no ambiente de trabalho nos âmbitos micro, meso e macro. São três os campos interdisciplinares: Psicologia do Trabalho: preocupa-se em entender como o desempenho humano no trabalho é afetado por fatores pessoais, ambientais e pela forma como o trabalho esta organizado; Psicologia Organizacional: entender e lidar com os processos psicossociais que caracterizam as organizações de trabalho como conjuntos de pessoas cujas ações precisam ser coordenadas a fim de atingir metas e objetivos que definem a missão de uma organização; Gestão de Pessoas: definem as formas como a organização capta, integra, avalia, desenvolve e retém seus membros.

Âmbitos de análise e de intervenção em POT

Para que possa ser feita uma análise e intervenção faz-se necessário um domínio amplo de conhecimento e uma intervenção multiprofissional o que torna o campo difuso e não isento de tensões e conflitos. Alguns dos âmbitos são: societário, organizacional, interface trabalho/não trabalho, entre outros.

Diálogos e tensões inter e intradisciplinares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com