TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPATOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO PSICANALÍTICO

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  12.148 Palavras (49 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 49

 UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Andrea Prestes Carvalho Chaves R.A A62FEH-8

Camila de Oliveira Gerotti R.A B898BG-0

Érika Souza Lima Paifer R.A T39445-7

Gleice de Carvalho Pinheiro R.A. B9634A-6

José Carlos Fernandes de Lima R.A B79JJE-1

Rayane Ap. Rodrigues R.A B7224A-9

Tiffany Yumi Takata R.A B69JAF-0

PSICOPATOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO PSICANALÍTICO

Sorocaba

2017

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Andrea Prestes Carvalho Chaves R.A A62FEH-8

Camila de Oliveira Gerotti R.A B898BG-0

Érika Souza Lima Paifer R.A T39445-7

Gleice de Carvalho Pinheiro R.A. B9634A-6

José Carlos Fernandes de Lima R.A B79JJE-1

Rayane Ap. Rodrigues R.A B7224A-9

Tiffany Yumi Takata R.A B69JAF-0

PSICOPATOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO PSICANALÍTICO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a obtenção do título de Psicólogo à Universidade Paulista – UNIP, sob orientação da Professora Doutora Cybele Carolina Moretto.

Sorocaba

2017

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente nossas famílias, pelo amor, incentivo е apoio incondicional.

A todos os nossos professores por nos proporcionar o conhecimento, não apenas racional, mas a manifestação do caráter e afetividade no processo de nossa formação enquanto psicólogos. Por tanto se dedicarem a nós, não somente por terem nos ensinado, mas também por nos terem feito aprender. A palavra mestre nunca fará justiça aos professores aos quais sem nominar terão nossos eternos agradecimentos.

Agradecemos em especial a nossas orientadoras, Profª Cybele Moretto e Profª Beatriz Azevedo de Moraes, pela dedicação em suas orientações prestadas para a elaboração deste trabalho, por todo o suporte que lhes coube no pouco tempo que tivemos, por suas correções e por todos os momentos de incentivo.

A nossa coordenadora Sonia Nukui, por toda atenção e disponibilidade que sempre nos proporcionou.

Agradecemos também aos nossos amigos, companheiros de trabalhos e irmãos, na amizade que fizeram parte de nossa formação e que continuarão presentes em nossas vidas como amigos.

 Por fim, agradecemos a todos que de forma direta ou indiretamente fizeram parte de nossa formação, o nosso muito obrigado.

                                                                              Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

1.1 A Reforma Psiquiátrica: Breves Considerações        7

1.2 CAPS: Uma Estratégia de Tratamento Para Substituir a Internação Clássica        9

1.3 Psicopatologia e Interdisciplinaridade: Novas Propostas de Constituição do Saber Sobre a “Loucura” na Saúde Pública        12

1.4 OBJETIVOS        15

1.5 Objetivos Gerais:        15

1.6 Objetivos Específicos:        15

1.7 JUSTIFICATIVAS        16

2. MÉTODO        17

3. RESULTADOS        18

4. DISCUSSÃO        34

5. CONCLUSÃO        35

6. REFERÊNCIAS        38


RESUMO

Psicopatologia e Interdisciplinaridade na Saúde Pública: Um estudo psicanalítico. CHAVES, C. P. A.; GEROTTI, O. C.; PAIFER, L. S. É.; PINHEIRO, C. G.; LIMA, F. C. J.; RODRIGUES, A. R.; TAKATA, Y. T.; MORETTO, C. C. (orientadora). Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP – Universidade Paulista. Campus Sorocaba, 2017.

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre tratamentos convencionais e sobre as dificuldades enfrentadas na implementação do modelo interdisciplinar de tratamento. A Reforma Psiquiátrica foi discutida neste contexto como um tipo de tratamento não convencional em oposição à noção de tratamento convencional. Além disso, também procuramos discutir fundamentos básicos da psicopatologia psicanalítica. Para atingir estes objetivos, recorremos à pesquisa bibliográfica aliada à possibilidade de participar diretamente do contexto da saúde pública no estágio de psicopatologia. Nossa pesquisa foi realizada a partir da articulação teórica entre duas fontes bibliográficas distintas; além destas utilizamos livros de autores clássicos da psicologia e psicanálise, bem como artigos científicos de autores recentes. Enquanto esses últimos foram escolhidos em periódicos de indexação, podendo ser considerados instrumentos de nossa pesquisa. A análise dos métodos convencionais de tratamento da loucura nos permitiu refletir sobre o que motivou Freud para a fundação da Psicanálise. Os resultados trouxeram o cruzamento de informações oriundas da psicanálise e psicopatologia, que nos ajudaram a responder as questões que nos propomos. Na discussão pensamos sobre os dados trazidos, refletindo sobre a constituição do modelo de atuação interdisciplinar na saúde pública. Concluímos que a interdisciplinaridade é um modelo ainda em constituição que precisa ser defendido acadêmica e cientificamente.

Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica; CAPS; Psicopatologia; Interdisciplinaridade; Psicanálise.

1. INTRODUÇÃO

O tema da presente pesquisa é “Psicopatologia e Interdisciplinaridade na Saúde Pública: Um Estudo Psicanalítico”. Um dos fatores que influenciaram a escolha deste foi a sugestão da instituição de ensino sobre o tema geral para a produção de trabalho de conclusão de curso (TCC). Havia a necessidade de discutir rapidamente as opções viáveis, considerando diversas questões individuais. Nesta etapa alguns desafios tiveram que ser superados. O primeiro obstáculo a ser superado foi articular os desejos de pessoas com histórias e momentos diferentes, dentro de uma proposta de produção de conhecimento em grupo. Durante a formação universitária o tempo é essencial. Com certa velocidade o debate se dirigiu à interface da psicopatologia com a saúde pública, havia necessidade de conhecer seu contexto da saúde pública, tomada como um campo de possível atuação por psicólogos recém-formados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.4 Kb)   pdf (363.6 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com