TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Filosofico

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

LETÍCIA GABRIELE DE ASSIS SCHIAVINATO – R.A: C479EA-4

TRABALHO DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO FILOSOFICO

Resumo e Pensamento sobre a apostila

RIBEIRÃO PRETO – SP

LETÍCIA GABRIELE DE ASSIS SCHIAVINATO

TRABALHO DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

Resumo e Pensamento sobre a apostila

[pic 1]

RIBEIRÃO PRETO – SP

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. RESUMO CAPÍTULO 13 – BUSCA DA VERDADE
  • COMENTARIO CAPITULO 13
  1. RESUMO CAPÍTULO 14 – METOFISICA
  • COMENTARIO CAPITULO 14
  1. RESUMO CAPÍTULO 15 – A CRITICA A METOFISICA
  • COMENTARIO CAPITULO 15
  1. RESUMO CAPÍTULO 5 – ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORANEA
  • COMENTARIO CAPITULO 5.

RESUMO CAPÍTULO 13 – A BUSCA DA VERDADE

O filósofo da antiguidade e da Idade media interessavam-se por questões relativas ao conhecimento. Eles tentavam explicar como “conhecemos”.

Dividiu-se a filosofia em três momentos: O período pré-socrático, o socrático (clássico) e o pós-socrático que nada mais é que o helenismo.

O período pré-socrático estende-se pelos séculos VII e VI a.C., quando os filósofos das colônias gregas iniciaram o processo de desligamento entre a filosofia e o pensamento mítico.

Para eles, o principio (ARKHÉ – em grego) não se encontra na ordem do tempo mítico, mas trata-se de um principio teórico, fundamentando todas as coisas.

Heráclito: TUDO FLUI.

(544-484 a.C.) Nasceu em Éfeso. Procura compreender a multiplicidade do real. Ao contrário deles, porém, não rejeita as contradições e quer aprender a realidade na sua mudança, no seu devir. Todas as coisas mudam sem cessar.

Parmênides: O ser é imóvel.

(c.540-C.470 a.C.) Viveu em Eleia, cidade do sul da Magna Grécia. Sua teoria filosófica influenciou de modo decisivo o pensamento ocidental. Criticou a filosofia heraclitiana: “ao tudo flui” de Heráclito, contrapôs a imobilidade do ser para Parmênides, é absurdo e impensável afirmar que uma coisa pode ser e não ser ao mesmo tempo. Conclui que o ser é único, imutável, infinito.

Sofistas: A Arte de Argumentar.

Período socrático (séculos V e IV a.C.) o centro cultural deslocou-se das colônias para a cidade de Atenas. Desse período fazem parte Sócrates e seu discípulo Platão, que foi mestre de Aristoteles. Os pensadores desse período, embora ainda discutissem questões cosmológicas, ampliaram os questionamentos para a antropologia, moral e política.

Sócrates (justiça).

(c.470-399 a.C.) Nada deixou escrito. Suas idéias foram divulgadas por Xenofonte e Platão, dois de seus discípulos. Nos diálogos de Platão, Sócrates sempre figura como o principal interlocutor.  Nas conversas Sócrates privilegia as questões morais, por isso em muitos diálogos pergunta o que é a coragem, a covardia, a piedade, a amizade e assim por diante. Exemplo da justiça: após serem enumeradas as diversas expressões de justiça, Sócrates quer saber o que é a “justiça em si”.

Platão: o mundo das idéias.

A teoria do conhecimento de Platão é nada mais é que a famosa alegoria da caverna, pessoas estão acorrentadas desse a infância em uma caverna, de tal modo que enxergam apenas a parede ao fundo, na qual são projetadas sombras, que eles pensam ser a realidade.

Platão distingue dois tipos de conhecimento: sensível e inteligível, que se subdividem em outros graus.

A aparência sensível das coisas.

As marionetes: a representação de animais, plantas etc., ou seja, as próprias coisas sensíveis.

O exterior da caverna: a realidade das idéias.

O sol, a suprema idéia do bem.

Aristóteles – Metafísica.

Desde o momento em que a razão se separou do pensamento mítico, os filosóficos gregos criaram conceitos para instrumentalizá-la no esforço de compreensão do real. Ele define alma como a forma, o ato, a perfeição de um corpo. Também usa os conceitos metafísicos para distinguir o conhecimento sensível do racional e demonstrar como eles dependem um do outro. Os sentidos são a primeira fonte do conhecimento: sob esse aspecto.

COMENTÁRIO CAPÍTULO 13.

Neste capítulo mostra o inicio da busca, o método de cada filósofo.

Heráclito acreditava que tudo mudava sem cessar. Tudo muda simplesmente. Parmênides era o contrário, o ser é imóvel, não aceita contradições, é sim ou não, não tem outra explicação mudança, é tudo muito certo. Aquilo nasceu sendo aquilo, vai morrer sendo sempre aquilo. Os sofistas vieram para argumentar, são nada mais que os professores da classe média. Buscavam a democracia, ensinavam as pessoas para que ninguém os enganasse. Sócrates acredita que o conhecimento vem de dentro, desde o parto. Procurava a justiça, inventou a “ironia”. Platão tinha um compromisso com os demais, acreditava-se na teoria da reminiscência, na reencarnação, acreditava-se que tudo se associava nas lembranças de outra vida. Aristóteles é o mais atual, que veio para provar conhecimentos sobre alma e razão, a lógica que explica o ser enquanto ser. Que conhece pelas causas, não por algo no ar, sem explicação. Por indução ou deduções.

RESUMO CAPÍTULO 14 – A METAFÍSICA DA MODERNIDADE

A modernidade aconteceu no período do renascimento, desenvolveu-se na Idade-Moderna e atinge o auge na ilustração, no século XVIII. É quando as crenças e superstições se libertaram.

A Questão do método: Mais conhecida como revolução cientifica que quebrou o modelo aristotélico, e provocou novos enganos. Então daí em diante dos filósofos partiam  do problema do ser. E na idade moderna voltaram pra as questões de conhecer. Enquanto antes o pensamento medieval a realidade do objeto e a capacidade humana de conhecer eram questionadas, nessa fase o foco era desviado para “consciência da consciência” As perguntas que eram: “Isso existe?” “e isso que existe o que é?”. Já na modernidade o problema não é saber se as coisas são, mas se nós podemos conhecê-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com