TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Científica

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]


Í n d i c e

Introdução............................................................................................................3

Objeto de Estudo.................................................................................................4

Metodologia.........................................................................................................5

Pesquisa de Campo............................................................................................5

Resultados...........................................................................................................7

Conclusão............................................................................................................8

Bibliografia...........................................................................................................9

I n t r o d u ç ã o

                           Há tempos que os benefícios do constante uso da tecnologia vêm sendo analisados, um fenômeno de difícil interpretação, a utilização por crianças de 0 á 12 anos em  período de formação intelectual e pessoal, têm estado em foco em muitos estudos sobre o assunto.

                          Até qual ponto é possível indicar os malefícios dessa tecnologia (videogames, internet e televisão) se relacionado às capacidades psicomotoras das crianças no processo educacional? O constante uso destes dispositivos são as melhores formas de condicionar as crianças à melhor interação junto à sociedade, que cada vez mais têm se informatizado? Qual o papel dos pais durante este processamento de informações digitais de seus filhos?

                         Profº Valdemar Setzer Engenheiro Eletrônico, Doutor em Matemática e Ciência da Computação, defende que crianças não deveriam ter acesso a televisão por exemplo antes dos 07 anos de idade, o mesmo diz que esta formatação tecnocrata da sociedade moderna lima a produção de conhecimento das crianças. O constante bombardeio de informações provido pela televisão, internet, jogos digitais, entre outros suscitam em diminuição da capacidade criativa infantil, em problemas durante o aprendizado e também em isolamento social.

                         Outros pesquisadores e educadores, porém acreditam que se a freqüente utilização de objetos tecnológicos for supervisionada pelos pais, pode acarretar em estímulos específicos para seus filhos, filiando a sua formação intelectual junto ao aprendizado dos meios informatizados atuais. É possível também avaliar que neste caso, existem regras específicas para a exposição de mídias digitais impostas pelos pais, tal qual um rígido controle dos mesmos sobre o conteúdo a ser consumido pelas crianças.

                        ¹ Atualmente as crianças e os adolescentes vivem em dois mundos: aquele que todos conhecemos, o mundo real, e o mundo digital ou virtual, que parece muito mais interessante e surpreendente, oferecendo aventuras, oportunidades, a busca pela autonomia, mas também, perigo e riscos à saúde. O espaço cibernético, o mundo da internet e a velocidade da comunicação se tornaram o “lugar vivo de verdade” onde todos se encontram, aprendem, jogam, brincam, brigam, trocam fotos, ganham dinheiro, começam e terminam amizades e namoros.

¹  Geração Digital: Riscos das Novas Tecnologias para Crianças e Adolescentes  Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ - 2011

                   

O b j e t o   d e   E s t u d o

                             Muitos especialistas defendem que assim como os adultos as crianças tem seu comportamento fortemente alterado ou influenciado diante de mídias televisivas, games e internet, mas no caso delas temos um forte agravante – crianças estão em formação e sua capacidade cognitiva  tem mais dificuldade em discernir a ficção da realidade. Segundo o Profº Valdemar Setzer toda esta tecnologia prejudica a imaginação, e avalia que o impacto disso na educação é prejudicial. No caso da televisão ela tira a liberdade do individuo e o condiciona ao invés de informar e educar. Já os computadores são máquinas que simulam pensamentos restritos e essa relação não é benéfica para as crianças pois impõe um falso raciocínio lógico simbólico que elas não possuem maturidade para entender. SAEB (Sistema de Avaliação do ensino Básico) de 2006, foi utilizado como base para dois trabalhos um deles alemão feito pelo Instituto de Economia da União Européia, e outro brasileiro da UNICAMP, chegaram a mesma conclusão de que quanto mais as crianças fazem uso do computador pior o seu rendimento escolar.  

                                    Nesta pesquisa iremos enfatizar os prejuízos de toda essa informatização no universo infantil, prejuízos como mudança de comportamento e dificuldade no aprendizado escolar.

   

M e t o d o l o g i a

                      O  Profº Valdemar Setzer nos proporcionou um grande acervo sobre este assunto pois o mesmo além de estudar Ciência da Computação desde os anos 70 é pioneiro em pesquisas acerca do impacto de toda essa tecnologia no cotidiano de crianças, no entanto o professor é um tanto “exagerado” quanto as suas opiniões, sendo assim utilizamos também um Artigo na Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ /2011 – Geração Digital: Riscos das Novas Tecnologias  para crianças e adolescentes de Evelyn Eisenstein e Susana B. Estefenon.

P e s q u i s a   d e   C a m p o

                                   

                             Este trabalho estará muito vinculado ao comportamento de duas crianças, Davi Daniel e Maria Eduarda.          

                              Davi tem 10 anos, e é um consumista assíduo de todas as novidades tecnológicas de mercado, tem jogos de última geração, dispositivos portáteis atuais, uma televisão de 42” própria dentro do quarto,  videogames PlayStation e XBOX, o garoto não difere de muitos hoje em dia, é fruto de uma educação extremamente tecnocrata de seus pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (219.9 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com