TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas nas Organizações

Por:   •  24/10/2016  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Pessoas nas organizações

Inter relações entre pessoas e organizações

Pessoas: pretendem alcançar salário, benefícios sociais, segurança e estabilidade no emprego, condições adequadas de trabalho, crescimento profissional...

Organizações: pretendem alcançar lucro, produtividade, qualidade, redução de custos, participação no mercado, satisfação do cliente...

Pessoas oferecem contribuições para servir às necessidades da organização, como: esforço, tempo, habilidades, cooperação, compromisso, criatividade. E as organizações oferecem induzimentos Para servir às necessidades das pessoas, como: salário, oportunidades, treinamento, respeito, benefícios, segurança.

Tratamento pessoal e individualizado

Colaboradores: personalidade e individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos pessoais, competências, conhecimentos diversos.

Recursos: habilidades, capacidades, experiência, destrezas, conhecimentos necessários.

Pessoas como Parceiros

Colaboradores agrupados em equipes, metas negociadas e compartilhadas, preocupações com resultados, atendimento e satisfação do cliente, vinculação a missão e a visão, interdependência entre colegas e equipes, participação e comprometimento, ênfase na ética e na responsabilidade, fornecedores de atividades, ênfase no conhecimento, inteligência e talento.

Pessoas como recursos

Empregados isolados nos cargos, horários rigidamente estabelecidos, preocupação com as normas e regras, subordinação ao chefe, fidelidade à organização, dependência da chefia, alienação em relação a organização, ênfase na especialização, executoras de tarefas, ênfase nas destrezas manuais, mão de obra.

Pessoas nas organizações devem ser entendidas como sistemas abertos e complexos, cujos comportamentos na organização tendem a variar em função de suas características individuais, personalidade, aspectos motivacionais e objetivos.

Pro-atividade (Orientação para satisfação e alcance de seus objetivos e de suas necessidades)

Sociabilidade (Envolvimento com outras pessoas e grupos)

Diversidade nos aspectos motivacionais (valências diferentes)

Processamento de informação, percepção, capacidade de avaliação, tomada de decisão e limitação quanto à capacidade de resposta

Fatores de influência

Internos (pessoa na organização): Personalidade; Aprendizagem; Percepção; Valores; Motivação.

Externos (comportamento da pessoa na organização): Ambiente Organizacional; Regras e Regulamentos; Cultura; Políticas; Métodos e Processos; Recompensas e Punições; Grau de confiança.

Fatores externos versus comportamento humano na organização

Pressões do superior, influência do colega, sistemas pessoais, mudanças na tecnologia, demandas da família, programas de treinamento e desenvolvimento, condições ambientais, estados de energia interna,

Pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com