TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinóquio às Avessas

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O trabalho que será apresentado a seguir tem como objetivo expor as abordagens que aprendemos durante as aulas, destacando a Abordagem Tradicional , a Abordagem Humanista, a Abordagem Comportamental e relacioná-las com o livro “Pinóquio às Avessas” de Rubem Alves.

O livro conta a história de Felipe, um garoto de seis anos, que por gostar muito de pássaros, sonhava em ser “cuidador” de pássaros, porém seus pais queriam prepará-lo para o mercado de trabalho, para a vida adulta, para o mundo.

Felipe era um garoto que fazia muitas perguntas e seus pais o diziam que quando ele entrasse na escola, suas perguntas seriam respondidas. Ao ingressar na escola, o menino descobre que há hora para cada coisa, e fica triste ao saber que na escola, não há uma matéria que responda suas dúvidas sobre pássaros. Felipe aprende que ser “cuidador” de pássaros não “dá dinheiro”. Aprende que a escola prepara para o vestibular, e que é necessário passar no vestibular para ingressar na vida adulta e assim, no mercado de trabalho.

O canto é, assim, apresentado “às avessas”, para provocar uma reflexão que suscite mudanças significativas em favor de uma educação verdadeira, segundo o autor. Seu objetivo, é mostrar como uma escola que não “enxerga” e não considera os conhecimentos e interesses individuais de cada criança, pode afetar seu desenvolvimento e seu crescimento, tanto escolar como pessoal.

Com relação às abordagens, podemos relacioná-las com o conto por diversos meios. Escolhemos as abordagens tradicional e humanista, pois a tradicional representa a abordagem que a escola do conto utiliza para educar as crianças; e a abordagem humanista por ser a que Felipe gostaria de aprender.

Elaborar este trabalho foi de grande importância para nosso desenvolvimento acadêmico, pois desta maneira, conseguimos visualizar melhor e colocarmos em pratica, aquilo que nós é passado em sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho proposto da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem se baseou na leitura do livro “Pinóquio às Avessas”, de Rubem Alves, e na relação entre ele e as diversas teorias das abordagens aprendidas em sala de aula.

O conto retrata a história de Felipe, um menino de seis anos, muito curioso, que gostava muito de pássaros, e até sonhava com eles. Felipe vivia questionando tudo sobre o mundo, o que algumas vezes incomodava as pessoas e em muitas outras vezes, Felipe não obtinha respostas. Os pais de Felipe, como queriam o seu bem, o melhor para o garoto, pensavam em seu futuro, e queriam que ele estudasse para passar no vestibular, e um dia ingressar no mercado de trabalho.

Quando fazia perguntas aos pais, que estes não sabiam responder, diziam ao menino que na escola ele aprenderia tudo que precisasse que os professores estariam lá para sanar suas dúvidas. Com isso, Felipe mal podia esperar para começar a ir para a escola.

Ao ingressar na escola, Felipe logo começa com suas perguntas aos professores, perguntas sobre pássaros principalmente. Os professores diziam que Felipe deveria parar de pensar em pássaros, pois aquele não era o horário disso, e sim o horário de aprender as devidas matérias. Felipe chegou, muitas vezes, a questionar o porquê de estudar aquela matéria, ou aquele conteúdo, e a resposta que obtinha sempre era “Isso vai cair no vestibular!”.

Com a falta de respostas dos professores, ou a resposta de que ele precisa aprender as matérias para passar no vestibular, o menino passa a perder o interesse na escola, o que resulta em notas baixas.

Como Felipe vê o esforço de seus pais para pagar a escola e investir em seu futuro, o menino desiste de seus sonhos, como ser um “cuidador” de pássaros, e passa a se concentrar nos estudos.

Com o passar dos anos, Felipe cresce e, devido aos estudos da infância e adolescência, passa no vestibular, se forma e torna-se um ótimo trabalhador, porém, frustrado por não ter realizado seu sonho de trabalhar com os pássaros, apenas nos seus sonhos ele consegue ser feliz e voar livremente como eles.

A história de Rubem Alves é um conto, porém, como muitos sabem, e como nós aprendemos em sala de aula, essa é uma situação que pode muito bem acontecer, e acontece.

Dependendo da abordagem usada pelas escolas, sonhos podem ser destruídos, assim como talentos podem ser perdidos.

No livro, podemos notar, com enfoque principal, duas abordagens, a tradicional e a humanista.

2.1 Abordagem Tradicional

A abordagem tradicional é a usada pela escola da história. Nessa abordagem, a escola ensina o que se deve aprender, e não aquilo que se deseja aprender. O conteúdo é pré-estabelecido pelo Ministério da Educação. Dessa maneira, muitos alunos, que vivem em uma realidade social diversa ficam prejudicados. Além disso, muitos conceitos e dúvidas, que não se referem, diretamente, aos conteúdos abordados, não são trabalhados ou aproveitados pelos educadores.

O adulto é considerado o homem pronto, "acabado", e o aluno, um "homem em miniatura". O professor é o elemento imprescindível na transmissão de conteúdos, pois é o redentor do conhecimento. Tem papel de mediador entre o aluno e o conteúdo, sem que tenha uma aproximação com os alunos. Relação social vertical, do professor (autoridade intelectual e moral) para o aluno. O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita a escutá-lo.

O processo tradicional, não se dá apenas pela escola, mas também através dos próprios pais dos alunos que ignoram o próprio desejo dos filhos, para que eles queiram ser alguém no futuro.

O objetivo final são as notas. A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários para a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno. A finalidade é a formação do aluno para o mercado de trabalho, e não à sua formação humana, cidadã.

O diploma, nesta abordagem, passa a ser usado como um instrumento de hierarquização dos indivíduos num contexto social. Essa é uma visão individualista da sociedade. Há uma preocupação com o passado, como modelo a ser imitado e como lição para o futuro.

A principal preocupação nas escolas é com a quantidade que se ensina e não a qualidade, porque consideram que a inteligência é a capacidade de acumular ou armazenar informações, tanto é que no livro, Felipe deixou de pensar em pássaros e começou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com