TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Sistemico

Monografias: Planejamento Sistemico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Se houver um Planejamento Sistêmico sobre como estruturar o desenvolvimento e o conhecimento humano. Então as pessoas se sentiriam mais motivadas para inovar uma organização de maneira democrática?

Para se materializar e dar forma ao que foi pensado estrategicamente é preciso utilizar uma estrutura sistemática de procedimentos – o que se convencionou denominar de Planejamento Estratégico. Drucker definiu planejamento estratégico como “o processo contínuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas”.

Além da complexidade, o planejamento estratégico é uma ação que não pode ser “encomendada” pela empresa. Ele não pode vir de fora para dentro, pois seu elemento fundamental é o próprio processo de planejar estrategicamente, desenvolvendo uma mentalidade estratégica permanente que irá permear sua implementação e suas constantes revisões e alterações. Somente um Plano Estratégico coerente com a Identidade Institucional pode atuar na dinâmica organizacional, no sentido de promover as melhorias e transformações necessárias.

CONCEITO

Compreender a organização como um sistema é fundamental para o administrador, na medida em que a partir do conhecimento do todo, é possível a análise e a interferência do mesmo. Ou seja, através do monitoramento do sistema formado por entrada, caixa-preta, saída e principalmente pela retroação fornecida, o administrador é capaz de tomar decisões certeiras e efetivas para garantir o bom funcionamento da organização na produção de resultados.

Essa forma de agir pode-se ser considerada como a do pensamento sistêmico, que se contrapôs ao pensamento linear não considerando a abordagem de causa e efeito ou somente uma resposta possível para uma pergunta. O pensamento sistêmico, que também pode ser chamado de holístico, é baseado na interdisciplinaridade, é a capacidade de avaliar os resultados, o ambiente como um todo e suas possíveis implicações, buscando uma solução única que atenda às expectativas de todas as partes envolvidas.

“O pensamento sistêmico é o ponto de partida para transformar informações em ideias e em oportunidades de aprendizagem e crescimento para organização. Através dele, o administrador pode de forma eficaz gerir as equipes, determinar mudanças, elaborar o planejamento estratégico entre outros aspectos, potencializando os resultados da sua liderança”.

Camila, Neves 2014

Percebemos claramente que existem muitos fatores que levam profissionais a se desmotivarem, citaremos três para um melhor entendimento.

Em uma pesquisa que foi feita 71% das pessoas que trocam de organização dizem que o primeiro fator chave é a falta de clareza das atividades da empresa do que precisam fazer e seus projetos.

Depois vem o não cumprimento da proposta feita na entrada do profissional a empresa com a realidade dentro da organização, a empresa promete muito e não cumpre. E em terceiro lugar é o desequilíbrio entre a qualidade de vida e o trabalho.Muitos profissionais não conseguem equilibrar a carreira e a vida pessoal

Baseando-se nesses fatores acreditamos sim que a motivação é essencial na vida de um profissional e de uma organização. Uma organização inteligente sabe que não pode abrir mão de qualquer que seja a informação para crescer e se destacar no mercado competitivo.As organizações sentem a necessidade de inovar como forma de competitividade.

Como fazer então para entrar em sintonia com a equipe e mantê – la sempre motivada a criar e inovar?

As organizações precisam entender que seus colaboradores são movidos por um propósito, desafios e motivação. Não adianta apostar somente na motivação remunerada (que é importante e não deve ser ignorada).

Existem alguns conselhos que podem ajudar na motivação além da remuneração, onde mais barato para a empresa (muitas vezes sem custo algum), o resultado é mais duradouro

Não economizando em elogios, o resultado aparece depressa e seu prazo de validade é extenso.

Fazer com que as ideias sejam assimiladas pela equipe.

Transforme a frase “eu quero que seja feito assim” por “você acha que é uma boa idéia se fizermos desse jeito”. Eles serão estimulados a pensar e criar um leque de possibilidades.

Oferecer oportunidades para que todos sejam líderes, enfatizando pontos fortes de cada um.

Sendo transparente, dividindo com a equipe as conquistas e também as derrotas dentro das organizações. É uma maneira de mostrar gratidão pelo trabalho realizado.

Facilitando a capacitação da equipe mostrando através de ações o quanto a empresa valoriza e investe no aprendizado de seu colaborador. O capital intelectual hoje em dia é a chave para a evolução da produtividade, além de todo conhecimento que o colaborador adquirirá e aplicando em seu dia a dia, o fato de a empresa mostrar- se preocupada com sua evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com