TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantão Psicológico sob o Enfoque da Análise do Comportamento

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 4

Plantão Psicológico sob o enfoque da Análise
do Comportamento

        Trata-se de algumas reflexões sobre dois importantes aspectos de abordagem Centrada na Pessoa como questão da praticidade clínica: Serviços de Plantão Psicológico Brasileiro e a Análise do Comportamento.

A temática central diz a respeito da possibilidade de um “Plantão Psicológico”, especificamente a partir de conceitos da abordagem da Análise de Comportamento – AC.

Neste sentido, foi possível verificar em primeiro momento que todo serviço de Plantão Psicológico no Brasil possui uma perspectiva teórica apontada por Carl Rogers, principalmente no enfoque de Abordagem Centrada na Pessoa – ACP.

Logo, foi possível detectar que o atendimento do plantão Psicológico não busca apenas atender pessoas em crises emocionais ou casos psiquiátricos graves, mas sim, quando houver algum sinal de dificuldade da pessoa que necessita de atendimento por aquele momento transitório, é o que ressalta Honório.

A partir desse viés, há de se destacar uma nova modalidade de atendimento clínico trazido por Furigo, isto é, uma distinção em relação aos modelos convencionais de psicoterapia, tendo como escopo as emergências e urgências de âmbito psicológico.

Deste modo, diante do ponto de vista médico, Tassinari, aborda que há uma distinção entre termos “Emergência e Urgência”, assim, a “Emergência se constitui como uma situação onde não pode haver demora no atendimento, enquanto na Urgência, este serviço poderá ser prestado em um determinado lapso temporal não superior a duas horas”.

Diante desses pressupostos, buscou-se também qualificar a “Atenção Psicológica”, no sentido de conectar o plantonista e o cliente a partir de aspectos fundamentais no serviço de atendimento psicológico. Deste vínculo, torna-se necessário detectar o problema existente na pessoa principalmente em termos de “Crise”, nas palavras de Ditomasso, Martin e Kovant crise é definida como:

[…] uma experiência durante a qual o indivíduo enfrenta um estressor
percebido como insuperável, mesmo com o uso das suas abordagens
habituais de enfrentamento e resolução de problema. Por essa
definição, o indivíduo em crise percebe o estressor como uma ameaça
ao seu bem estar físico, psicológico ou emociona.

Assim, os chamados estressores, são aqueles problemas recorrentes relacionados entre a saúde, morte, divórcio, desemprego, situações econômicas e etc., além do mais, adicionados por estupros, assaltos, transtornos do pânico, todos acumulados por ansiedades generalizadas.

         Entretanto, a principal finalidade do serviço no atendimento do Plantão Psicológico nos dizeres de Zanoni é: “acolher e apoiar psicologicamente as pessoas que buscam por atendimento imediato em seus momentos de crise”.

        Por outro lado, sob a Análise do Comportamento, foi preciso verificar alguns estudos sobre o comportamento a partir de umas concepções doutrinárias, principalmente por meio alguns escritores chamados de Behavioristas, isto é, estudiosos do comportamento. Dentre eles, se destaca Costa e Watson, nos quais afirmam que o Comportamento basicamente se refere às mudanças observadas no organismo, especialmente ocorrem nos sistemas glandular e motor, como, por exemplo, a salivação, a contração muscular e outros decorrentes de algum estímulo ambiental antecedente, o que denominou de paradigma respondente. O Behaviorismo Watsoniano é conhecido como Behaviorismo Clássico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com