TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que as pessoas "pacíficas" são felizes?

Tese: Por que as pessoas "pacíficas" são felizes?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 6

1 “Não fiques invejoso do homem de violência.” (Provérbios 3:31) Reconheça que a verdadeira força está em qualidades como autocontrole e brandura. “Melhor é o vagaroso em irar-se do que o homem poderoso”, diz Provérbios 16:32. Como o muro forte de uma represa, ele consegue aguentar a pressão de ser provocado. Ele reage à raiva com brandura, fazendo assim “recuar o furor”. (Provérbios 15:1) No entanto, qualquer provocação é suficiente para tirar do sério alguém que se irrita com facilidade. — Provérbios 25:28.

2 Escolha bem suas companhias. “O homem de violência seduzirá seu próximo”, diz Provérbios 16:29. Por outro lado, “quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio”. (Provérbios 13:20) Quando temos a companhia de pessoas pacíficas que têm autocontrole e brandura, é muito mais provável que tentemos imitá-las.

3 Desenvolva amor verdadeiro pelos outros. A melhor descrição do amor que já foi escrita está em 1 Coríntios 13:4-7. Em parte, ela diz: “O amor é longânime e benigno. . . . não fica encolerizado. Não leva em conta o dano. . . . Suporta todas as coisas, . . . persevera em todas as coisas.” Jesus disse que a pessoa que ama como Deus consegue amar até mesmo os inimigos. — Mateus 5:44, 45.

4 Deixe a vingança nas mãos de Deus. “Não retribuais a ninguém mal por mal. . . . No que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens. Não vos vingueis, amados, . . . pois está escrito: ‘A vingança é minha; eu pagarei de volta, diz Jeová.’” (Romanos 12:17-19) Quando temos fé em Deus e em suas promessas, sentimos uma paz interior que as pessoas sem fé não conseguem sequer imaginar! — Salmo 7:14-16; Filipenses 4:6, 7.

5 Confie que o Reino de Deus vai trazer verdadeira paz para a Terra. O Reino de Deus é um governo celestial que em breve eliminará toda a maldade e assumirá pleno controle de toda a Terra. (Salmo 37:8-11; Daniel 2:44) Quando isso acontecer, “florescerá o justo” e haverá “abundância de paz até que não haja mais lua”. — Salmo 72:7.

Esses ensinamentos bíblicos já ajudaram milhões de pessoas — incluindo algumas com tendências violentas — a se tornarem amantes da paz.

Por que “os pacíficos” são felizes?

9 Mencionando outro motivo para felicidade, Jesus disse: “Felizes os pacíficos, porque serão chamados ‘filhos de Deus’.” (Mat. 5:9) A palavra grega aqui traduzida “pacíficos” literalmente significa “pacificadores”. Se formos pacificadores, não concordaremos nem participaremos em nada que possa ‘separar os que estão familiarizados uns com os outros’. Isso inclui conversa caluniosa. (Pro. 16:28) Por meio de palavras e ações, nos empenharemos pela paz com as pessoas de dentro e de fora da congregação cristã. (Heb. 12:14) E em especial, faremos o máximo para estar em paz com Jeová Deus. — Leia 1 Pedro 3:10-12.

10 Jesus disse que “os pacíficos” são felizes “porque serão chamados ‘filhos de Deus’”. Por exercerem fé em Jesus como Messias, os cristãos ungidos recebem “autoridade para se tornarem filhos de Deus”. (João 1:12; 1 Ped. 2:24) Que dizer das pacíficas “outras ovelhas” de Jesus? Elas terão a ele como “Pai Eterno” durante Seu Reinado Milenar com seus co-herdeiros celestiais. (João 10:14, 16; Isa. 9:6; Rev. 20:6) No fim do Reinado Milenar de Jesus, tais pacificadores serão, no pleno sentido da palavra, filhos terrestres de Deus. — 1 Cor. 15:27, 28.

11 Para termos uma estreita relação com Jeová, “o Deus de paz”, temos de imitar suas qualidades, incluindo a de ser pacífico. (Fil. 4:9) Se nos deixarmos guiar pela “sabedoria de cima”, trataremos os outros de modo pacífico. (Tia. 3:17) Sim, seremos felizes pacificadores.

BONDADE

Anime a família com benignidade e bondade

8 Leia Efésios 4:31, 32; 5:8, 9. Como uma leve brisa e um refresco num dia quente, a benignidade e a bondade reanimam. No círculo familiar, contribuem para um clima agradável. Benignidade é uma qualidade cativante, que se origina do interesse genuíno em outros e se manifesta em atos prestativos e palavras compreensivas. A bondade, bem como a benignidade, é uma qualidade positiva que se demonstra em ações a favor de outros. Destaca-se por um espírito de generosidade. (Atos 9:36, 39; 16:14, 15) Mas bondade envolve algo mais.

9 Bondade é excelência moral. Não envolve apenas o que fazemos, mas, mais importante, o que somos. Imagine uma mulher preparando frutas para a família; ao cortá-las, ela as examina uma a uma para se certificar de que estejam doces e maduras — boas por dentro e por fora. Da mesma forma, a bondade produzida por espírito santo permeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com