TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento Além da Alma

Por:   •  18/9/2023  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

"Freud, Além da Alma" (originalmente "Freud: The Secret Passion") é um filme de 1962 dirigido por John Huston e estrelado por Montgomery Clift como Sigmund Freud. Esta película oferece uma visão semi-ficcional dos primeiros anos da carreira de Freud, focando em particular no seu desenvolvimento da teoria da psicanálise e nos desafios e controvérsias que ele enfrentou durante esse período.

Resumo Crítico: "Freud, Além da Alma" (1962)

Sinopse: O filme segue Sigmund Freud em Viena no final do século XIX e início do século XX, detalhando sua transição de neurologista a fundador da psicanálise. O enredo concentra-se nas relações de Freud com seus pacientes, colegas e mentores, à medida que ele desenvolve suas teorias revolucionárias sobre o inconsciente, os sonhos e a sexualidade humana.

Crítica: "Freud, Além da Alma" é um drama biográfico que tenta capturar a essência dos primeiros anos da carreira de Freud. Montgomery Clift, apesar de suas lutas pessoais na época, entrega uma atuação comprometida, representando Freud como um indivíduo determinado, mas atormentado por seus próprios demônios internos.

John Huston, conhecido por sua habilidade de dirigir em diversos gêneros, enfrenta o desafio de representar o processo intelectual de Freud e a subjetividade da psicanálise de uma forma cinematográfica. Contudo, o filme é, por vezes, criticado por sua abordagem simplista e por não se aprofundar completamente nas complexidades e nuances das teorias de Freud. Além disso, algumas liberdades artísticas tomadas podem confundir aqueles que têm um conhecimento mais profundo da vida real e da obra de Freud.

O roteiro, que teve uma colaboração inicial (não creditada) de Jean-Paul Sartre, tenta casar os elementos da teoria psicanalítica com o drama humano, mas em alguns momentos, pode parecer didático demais.

Conclusão: "Freud, Além da Alma" é um esforço ambicioso para retratar a vida e o trabalho de um dos pensadores mais influentes do século XX. Enquanto o filme tem seus méritos em termos de atuação e direção, ele não consegue capturar completamente a profundidade e complexidade da psicanálise. É uma obra interessante para aqueles que desejam uma introdução dramatizada ao trabalho de Freud, mas os entusiastas e estudiosos da psicanálise podem encontrá-lo insatisfatório em termos de precisão e profundidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (16.1 Kb)   docx (286.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com