TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagogicas

Trabalho Universitário: Pratica Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

dezembro de 1990; em seguida publicado em Educação em Revista, periódico da faculdade de Educação da UFMG (n.12, de dezembro de 1990). Nessa época – fim dos anos 80, inicio dos anos 90 – vivia-se o período inicial de introdução, na área do ensino, de uma nova concepção do processo de alfabetização, aquela que ganhou a denominação, talvez inadequada, de construtivismo.

Alfabetização: Em busca de um método?

Numa perspectiva histórica, a pergunta surpreende: há não mais que poucos anos, essa pergunta não teria sentido. É o que hoje é proposto sob a forma de pergunta foi, durante décadas, uma decidida afirmação: Alfabetização: Em busca de um método.

Durante décadas, andamos, afirmativamente, ansiosamente, em busca, sim, de um método: silábico? Global? Fônico? Ou quem sabe, eclético? Mas buscávamos um método.

Pesquisa sobre produção acadêmica e cientifica a respeito da alfabetização, nas ultimas quatro décadas (Soares. 1989), mostra a predominância do tema método sobre qualquer outra faceta do processo de aquisição da língua escrita, nos anos 50 e 60.

A pesquisa evidencia que a questão do método é objeto de estudos e pesquisas em todas as décadas, mas sua presença só é significativa nos anos 50 e 60: o tema ocupa um terço da produção nos anos 50 e um quarto da produção nos anos 60. Nos anos 70 e, sobretudo, nos anos 80, essa produção decresce acentuadamente: na década de 1970, não mais que 14% da produção acadêmica e cientifica sobre alfabetização voltaram-se para questão do método, e apenas 4% na primeira metade dos anos 80.

A pesquisa já mencionada (Soares, 1989) sobre a produção acadêmica e cientifica a respeito da alfabetização, nas ultimas quatro décadas, mostra a predominância da Psicologia, como referencial teórico dessa produção (quase metade: 40% da produção) – confirma-se, assim, a tradicional tendência a privilegiar, na analise do processo de alfabetização, sua faceta psicológica.

Na perspectiva associacionista, o método é fator essencial do processo de aprendizagem da língua escrita, porque é considerado determinante dessa aprendizagem; comprovação disso é que, ao longo dos anos, a presença significativa da questão do método na produção acadêmica e cientifica sobre alfabetização é contemporânea de uma presença também significativa do associacionismo, como referencial teórico de analise da alfabetização.

A concepção psicogenética, deslocando o eixo de compreensão e interpretação do processo pelo qual a criança aprende a ler e a escrever, trouxe uma severa critica à importância que vinha sendo atribuída ao método de alfabetização.

A concepção psicogenética alterou profundamente a concepção do processo de aquisição da língua escrita, em aspectos fundamentais: a criança, de aprendiz dependente de estímulos externos para produzir respostas que, reforçadas, conduziriam à aquisição da língua escrita – concepção básica dos métodos tradicionais de alfabetização – passa a sujeito ativo capaz de construir o conhecimento da língua escrita, interagindo com esse objeto de conhecimento; os chamados pré-requisitos para a aprendizagem escrita, que caracterizam a criança “pronta” ou “madura” para ser alfabetizada – pressuposto dos métodos tradicionais de alfabetização -, são negados por uma visão interacionista que rejeita uma ordem hierárquica de habilidades, afirmando que a aprendizagem se dá por uma progressiva construção de estruturas cognitivas, na relação da criança com o objeto “língua escrita”

É em decorrência dessas mudanças conceituais que o método passa a ser questionado: na verdade, são concepções diametralmente diferentes, e até conflitantes, do processo de aquisição da língua escrita que estão em jogo.

Portanto:transformar a afirmação da busca de um método de alfabetização-alfabetizacao:em busca de um método – em interrogação-alfabetizacao em busca de um método? – Expressa,como afirmei ,uma radical mudanças de paradigma na concepção do processo de alfabetização.

Como conciliar os princípios de uma perspectivas psicogenética da aprendizagem da leitura e da escrita com essas condições institucionais de ortodoxia da escola? Como permitir a criança interação livre e prolongada com a escrita ,facultando –lhe progressivas e não previsíveis nem programáveis construções e reconstruções de estruturas cognitivas,exploração das hipóteses que vai levantando ,experimentação das estratégias que vai descobrindo ,se há determinadas habilidades cujo domínio deve ser demonstrados ,em nível preestabelecidos e em tempo prefixado?

A necessidades ,associada á dificuldade dessa conciliação ,é que não nos permite a ingenuidade de rejeitar ,sem o sentimento da duvida ,a busca de um método de alfabetização ;por isso é que não exclamamos ,com perplexa surpresas –alfabetização :em busca de um método ! -,Mas perguntamos ,com ansiosa expectativas –alfabetização :em busca de um método?

Essa “ansiosa expectativa” por uma resposta metodológica para o problema de ensinar a criança a ler e a escrever está comprovada nos dados obtidos na pesquisas ,já mencionadas,sobre a produção acadêmica e cientifica a respeito da alfabetização ,no Brasil ,nas ultimas quatro décadas (Soares,1989). A tabela I mostrou a predominância do tema método (dominação atribuída,para fins da pesquisas ,aos paradigmas didáticos tradicionais –cf.nota1) nos anos 50 e 60,e seu progressivo e acentuado decréscimo ,nos anos 70 e 80.Ora,nesses anos 70e ,sobretudo,80,cresce significativamente a produção sobre o tema proposta didáticas (denominação atribuída,para fins da pesquisa,a novos paradigmas didáticos que rejeitam ou buscam superar os modelos metodológicos tradicionais ).

E que resposta dar,então ,a essa pergunta ?corajosamente ,como anunciei no inicio desta exposição ,atrevo-me a responder que sim,que estamos ,sim,em busca de um método de alfabetização:rejeitamos ,não há duvida,os métodos tradicionais de alfabetização,já não podemos aceita-los ,mas a tarefa de conciliar nossa nova compreensão do processo pelo qual a criança aprende ler e a escrever com as condições objetivas de possibilidades da escola nos impõe a busca de diretivas que não só nos salvem do espontaneismo ,a que pode levar uma interpretação equivocada e ingênua da perspectiva psicogenéticas ,mas sobretudo que nos proteja da ambigüidade conceitual,que pode nos levar á ortodoxia da escola .

É preciso ,porem ,começar por esclarecer o que estou entendendo por “método” ,quando afirmo que estamos ,sim,em busca de um método.

Ora ,método,na área do ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com