TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Autores Da Psicologia

Trabalho Universitário: Principais Autores Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Anhanguera- Unidade I Campo Grande/MS

Primeira Etapa ATPS

Psicologia da Educação

Professora: Anita

Alun

Etapa 1

Pesquisar principais autores da Psicologia/ Pedagogia: Freud, Wallon, Skinner, Vygotsky e Piaget. Relacionar conceitos de cada teoria e visão pedagógica sobre aprendizagem.

Comentar a contribuição de cada teoria, para prática educacional.

- Visão Pedagógica: Como um pedagogo agiria caso utilizasse a visão pedagógica de cada autor.

- Contribuição para prática educacional: Como você acha que a teoria contribui na prática educacional.

Primeiro autor: Jean Piaget.

Jean Piaget, era formado em biologia e dotado de extremo senso observador. Trabalhou para a educação de forma científica, acreditava que a inteligência é uma forma de adaptação do organismo a novas situações, acreditava também que o ser humano é produto do meio (nada é inato, tudo é adquirido).

Criou a Teoria Construtivista Sequencial, associando a capacidade intelectual do indivíduo ao processo genéticode maturação do mesmo. E, dividiu os momentos em que se dá o dsenvolvimento motor, verbal e mental do indivíduo em períodos: sensório-motor; simbólico; intuitivo; operatório concreto e operatório abstrato.

Contribuição pedagógica

Aparentemente Piaget, já tinha em mente o professor como facilitador no processo educacional. Procurou de forma lógica e coerente entender o desenvolvimento de inteligência da criança, o que ajuda a tornar professores mais observadores, de forma a entender a capacidade mental de seus alunos , na série ou na idade em que eles se encontram, para um tabalho específico de ensino/ aprendizagem.

Segundo Autor: Lev Smenovich Vygotsky

Vygotsky, assim como Piaget, acreditava que o ser humano é produto do meio, que já nasce inserido num contexto sócio-histórico-cultural.

Vygotsky acreditava também que a aprendizagemera fundamental para construção do conhecimento. Ele diz que :” O conhecimento nasce através das palavras.” Valorizando assim, a comunicação e os trabalhos em grupo. Cria na reciprocidadede informações e conhecimento.

Contribuição Pedagógica

Vygotsky valoriza o trabalho em grupo e a troca de informações. O professor não é o detentor de todo conhecimento, mas alguém que compartilha e também recebe informações ( aprende) com seus alunos, ou quaquer outra pessoa.

Terceiro autor: Henry Wallon

Segundo Wallon, a criança é quase que completamente emocional até se constituir um ser sócio-cognitivo. De acordo com o autor, as crianças vão construindo suas próprias emoções antes da fala verbal. Neste momento a criança “imita” e a partir desta imitação do outro, começa a diferenciar.

Wallon, apesar de não acreditar que a criança cresça de forma linear, propõe estágios de desenvolvimento infantil, e acredita na necessidade do social para auxiliá-la neste processo.

Contribuição Pedagógica

Utilizar a teoria de Wallon na escola é admitir todas as emoções das crianças, até que elas se descubram e se desenvolvam com seus próprio conflitos. É também, muito interessante, pois valoriza a criança como ser imitador e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com