TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Desenvolvimento Típicos Em Oito Períodos Do Desenvolvimento Da Criança.

Ensaios: Principais Desenvolvimento Típicos Em Oito Períodos Do Desenvolvimento Da Criança.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  1.431 Visualizações

Página 1 de 7

Tabela 1-1 Principais desenvolvimento Típicos em Oito Períodos do Desenvolvimento da Criança.

Segunda a tabela 1-1 do PLT Desenvolvimento Humano, o período Pré-natal ocorre a concepção por fertilização normal ou por outros meios. Desde o começo, a dotação genética interage com as influências ambientais, o desenvolvimento Cognitivo, desenvolve-se na capacidades de aprender e lembrar, bem como as de responder aos estímulos sensoriais e o desenvolvimento Psicossocial é quando o feto responde à voz da mãe e desenvolve uma preferencia por ela.

Primeira Infância (do nascimento aos 3 anos): No desenvolvimento físico o cérebro aumenta em complexidade e é altamente sensível á influência ambiental. Desenvolvimento Cognitivo, o uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas se desenvolvem por volta do final do segundo ano de vida. Desenvolvimento Psicossocial ocorre à passagem da dependência para a autonomia.

Segunda Infância (3 a 6 anos): Desenvolvimento Físico, o apetite diminui e são comuns os problemas com o sono. Surge a preferencia pelo uso de uma das mão. Desenvolvimento cognitivo, o pensamento é um tanto egocêntrico, mas aumenta a compreensão do ponto de vista dos outros Desenvolvimento Psicossocial, Desenvolve-se a identidade de gênero. O brincar torna-se mais imaginativo, mais elaborado e, geralmente, mais social.

Terceira Infância (6 a 11 anos): A força física e as habilidades atléticas aumentam. São comuns as doenças respiratórias, mas de um modo geral a saúde é melhor do que em qualquer outra fase do ciclo de vida. Desenvolvimento Cognitivo, diminui o egocentrismo. As crianças começam a pensar com lógica, porém concretamente. Desenvolvimento Psicossocial, o autoconceito torna-se mais complexo, afetando a auto-estima.

Adolescência (11 há aprox. 20 anos): Desenvolvimento Físico, Ocorre a maturidade reprodutiva. Os principais riscos para a saúde emergem de questões comportamental, tais como transtornos alimentares e abuso de drogas. Desenvolvimento Cognitivo, o pensamento imaturo persiste em algumas atitudes e comportamentos. A educação s concentra na preparação para a faculdade ou para a profissão. Desenvolvimento Psicossocial, o relacionamento com os pais geralmente amadurece. Os amigos podem exercer influências positiva ou negativa.

Inicio da vida adulta (20 a 40 anos): Desenvolvimento Físico, condição física atinge o auge, depois declina ligeiramente. Desenvolvimento Cognitivo, o pensamento e os julgamentos morais tronam-se mais complexos. São Feitas as escolhas educacionais e vocacionais. Desenvolvimento Psicossocial, traços e estilos de personalidade tornam-se relativamente estáveis, mas as mudanças na personalidade podem ser influenciadas pelos estágios e eventos da vida.

Vida Adulta Intermediaria (40 a 65 anos): Pode ocorrer uma lenta deterioração das habilidade sensoriais, da saúde, do vigor e da força física, mas são grandes as diferenças individuais. Desenvolvimento Cognitivo, as capacidades mentais atingem o auge; a especialização e as habilidades relativas à solução de problemas práticos são acentuadas. A criativa pode declinar, mas sua qualidade é melhor. Desenvolvimento Psicossocial , o senso de identidade continua a se desenvolver. Pode ocorrer uma transição para a meia-idade. A saída dos filhos deixa o ninho vazio.

Vida Adulta Tardia (65 anos em diante): A maioria das pessoas é saudável e ativa, embora geralmente haja declínio da saúde e das capacidades. Desenvolvimento Cognitivo, a maioria das pessoas é mentalmente alerta. Embora inteligência é memoria possam se deteriorar em algumas áreas. Desenvolvimento Psicossocial, O relacionamento com a família e com os amigos íntimos pode proporcionar um importante apoio.

Desenvolvimento Físico Inicial

Segundo o PLT Desenvolvimento Humano, felizmente, a maioria dos bebes sobrevive, desenvolve-se normalmente e cresce saudável.

Princípios do Desenvolvimento

Assim como acontece antes do nascimento, o crescimento e o desenvolvimento físico seguem o principio cefalocaudal e o principio próximo-distal.

De acordo com o principio cefalocaudal, o crescimento ocorre de cima para baixo e segundo o principio próximo distal (dentro para fora), o crescimento e o desenvolvimento motor correm do centro do corpo para as extremidades.

Primeiro a criança desenvolve a habilidade para usar a parte proximal dos braços e das pernas (que estão mais próximas do centro do corpo), depois os antebraços e a parte distal das pernas, em seguida as mãos e pés e, finalmente, os dedos das mãos e dos pés.

Nutrição

Peito ou mamadeira? Seguno PLT desenvolvimento Humano, alimentar o bebê é um ato emocional e físico. O contao afetuoso com o corpo da mãe promove um vinculo emocional entre mãe e bebê.

Em termos nutricionais, contudo, o leite materno quase sempre é o melhor alimento para o bebê. A única alternativa aceitável é uma formula enriquecida com ferro, baseada em leite de vaca ou proteína de soja, e que contenha suplementos de vitaminas e sais minerais.

Entre as doenças evitadas ou minimizadas pela amamentação estão a diarreia, infecções respiratórias, otite media e infecções estafilocócicas, bacterianas e do trato urinário.

Preocupações Nutricionais

O pediatras recomendam que sejam introduzidos, gradualmente, alimentos sólidos enriquecidos com ferro, geralmente começando com o cerais, durante a segunda metade do primeiro ano. Nesse período também podem ser introduzidos sucos de frutas.

Construindo o Cérebro

O crescimento do cérebro ou encéfalo, antes do nascimento e durante a infância, é fundamental para o futuro desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Por meio de técnicas de imageamento, os pesquisadores estão obtendo um quadro mais nítido de como ocorre o desenvolvimento do cérebro.

Ao nascer o cérebro pesa somente 25% de seu peso adulto definitivo de 1,5 kg. Alcança quase 90% desse peso aos 3 ans. Aos 6 esta próximo do tamanho adulto, mas o crescimento e o desenvolvimento funcional de partes especificas do cérebro continuam ate a idade adulta.

Tabela 4-4 Reflexos Humanos Iniciais

Moro: Estimulação o bebe é derrubado ou ouve um estampido, comportamento do Bebê, Estica pernas, braços e dedos, curva-se e joga a cabeça para trás. Idade Típica de Aparecimento, 7º mês de gestação, Idade típica de desaparecimento 3 meses.

Darwiniano (preensão): Acaricia-se a palma da mão do bebê. Comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com