TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Gestão de Obras e Projetos

Por:   •  17/10/2021  •  Tese  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Tarefa 4: Processos de Gestão de Obras e Projetos

1. Iniciação

Nessa etapa inicial do projeto buscamos ter uma visão geral dos objetivos do projeto para definir o que será executado. Buscando coletar informações para definir os recursos que serão necessários e o tempo e custo do projeto, além de obter a autorização para inicia-lo.

Buscando o entendimento para obter o sucesso de cada etapa, devemos estar atentos e conhecer as influências que interferem, como requisitos iniciais e riscos existentes para o propósito do projeto. Assim distribuir as metas e responsabilidades para cada time.

Se preparando para conflitos que podem acontecer no futuro devemos estar preparados para que o cronograma ocorra conforme o combinado, consequentemente a necessidade de recursos devem ser conhecidas e discutidas antecipadamente.

2. Planejamento

As informações devem conter um maior detalhamento de modo que seja possível definir tempo e recursos necessários, para isso o ideal é ser desenvolvido em equipe.

Investir no melhor detalhamento possível de cada documento, evitando erros futuros, riscos desnecessários e imprevistos, portanto os modelos de planejamento devem ser consistentes para estruturar um bom plano que o projeto chegue ao sucesso.

O cronograma do projeto deve ser montado para que os profissionais estejam informados sobre as datas de suas entregas. O cronograma é necessário para que as tarefas sejam distribuídas e também prazos cumpridos. Também é necessário listar todos os pontos, que vão desde valores monetários até a quantidade de força de trabalho envolvida.

É fundamental ter bons dados sobre fatores como, perfil da mão de obra que será utilidade, número de equipamentos e volume de material utilizado. Também é fundamental direcionar o planejamento para que o escopo seja bem limitado e os times façam apenas aquilo que for destinado a eles e que seja necessário. Dessa forma, os recursos serão mais bem aproveitados e o orçamento não contará com custos de baixa relevância.

A fase de planejamento requer modelos de projeto que prevejam a profundidade na apresentação de informações. Para que isso ocorra deve ter uma boa comunicação entre a equipe. Absorvendo novas ideias e particularidades para determinada etapa ou para o projeto.

3. Execução

Mudanças podem ocorrer nesta etapa, talvez por algum erro no planejamento, riscos não previstos, por isso é importante ter muita atenção, pois elas sempre vêm acompanhadas de impactos em prazo, custo ou qualidade do projeto.

A comunicação entre as partes nesta etapa é de muita importância, tornando o trabalho do gerente de projeto muito mais fácil. Portanto para agilizar a evolução do projeto e das atividades dos times é necessário que o gestor tenha o acompanhamento das atividades e registros das entregas. Nesse sentido, é essencial que haja registro dos avanços de cada time e que sejam documentadas as conclusões parciais do escopo, tendo a prova do aceite de cada uma delas.

É fundamental que o time esteja pronto para lidar com alterações, incorporando as novas metas, evitando que isso cause um grande impacto nos prazos e resultados finais, pois sempre ocorrem imprevistos e mudanças de rumo, mesmo que o projeto esteja planejado eficientemente.

Caso seja necessário alguma alteração deve se realizar os ajustes no planejamento inicial e recursos insuficientes ou riscos e problemas referentes ao orçamento não interfiram no resultado final do projeto. Deve-se assim fazer a comunicação a todos os times. A comunicação é algo crucial durante todas as etapas do projeto, mas principalmente na sua execução. A comunicação mantém todos unidos e permite que surjam novas soluções, dando mais qualidade ao projeto como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (152 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com