TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos e Intervenções Grupais Docente

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade São Francisco - Curso de Psicologia – 8º semestre

Componente Curricular: Processos e Intervenções Grupais Docente: Profa. Mirna Koda

Roteiro de questões para trabalho de Práticas de Competência (T1)

Integrantes do grupo

Larissa Martins dos Santos        RA 00201904311 Miriam Gomes da Silva        RA 001201904655 Paula Cristina de Godoi Rodrigues RA 001201900748 Tamires Rosa dos Santos        RA 001201904998

QUESTÕES:

  1. (0,5) Considerando a teoria de grupos de Bion, você observa no filme a existência de supostos básicos? Se sim, descreva qual(quais) e justifique sua resposta.

R: Dependência o grupo se comportam como se quisessem ser protegidos pelo líder, suposto detentor do saber que os nutriria intelectual e afetivamente, professor que da aula de autocracia, todos começam a obedecer suas ordens. Luta e fuga o grupo reage como se estivesse ameaçado por um perigo e devesse se defender dele. O líder ou um bode expiatório, interno ou externo, tornam-se então as presas provisórias e aí o evitamento das dificuldades aparece de forma clara; fiscalização na entrada da escola, para entrar precisa fazer a saudação do grupo; pintar o símbolo do grupo em cima de outro símbolo; site do grupo, mensagens que influenciam as pessoas a entrarem para o grupo; ideias contraditória usam a violência, unidos contra o inimigo ou seja se não está conosco está contra nós. Acasalamento o líder do grupo, neste está por nascer, e pode ser uma "pessoa ou idéia" que salvará o grupo. Bion entende que esta "salvação" é a referência ao messias o professor; depositadas uma ideia, união de grupo; nome, símbolo, uniforme e objetivo de proteger o grupo.

  1. (0,5) Considerando a teoria de papéis utilizada por Pichon-Rivière, você identifica quais papéis no filme A Onda? Identifique o personagem que ocupa esse papel e justifique sua resposta.

R: Líder: Professor Rainer Wanger porque ele lidera o grupo todo sempre diz o que os alunos devem fazer, mesmo quando a situação sai do seu controle.

Sabotador: Tim Stoltefuss é um dos personagens que mais muda durante o processo do grupo ele puxa saco do líder (professor) sempre esta por perto.

Bode Expiatório: Monan é a integrante que é contra as ideias do grupo e faz tudo para que só objetivo não seja alcançado, colocando obstáculos.

Porta Voz do grupo: Marco é o porta voz do grupo o que se atenta ao que esta acontecendo no grupo, traz ideias novas, e se sente satisfeito com os acontecimentos do grupo por sua relação familiar.

  1. (0,5) Considerando as modalidades de liderança que podemos observar num grupo (Liderança autocrática, Liderança democrática, Liderança laissez-faire, Liderança demagógica, Liderança narcisista), qual/quais é/são a(s) modalidade(s) de liderança que o professor estabelece com o grupo? Justifique sua resposta.

R: Podem ser percebidas quatro tipos de liderança: Liderança autocrática, Liderança democrática, Liderança laissez-faire e Liderança Narcisista.

A liderança autocrática, pode ser percebida quando o professor começa a reter as decisões, submetendo os alunos à uma postura de obediência, alguns exemplos são: a disposição dos lugares; o uso de camisetas brancas como um uniforme; a necessidade de permissão para falar e se levantar; referir-se ao professor apenas como “Sr. Wenger”; a exclusão de alunos que se recusam a seguir as ordens, por exemplo: aqueles que não aderem a camisa branca.

Já a Liderança democrática, aparece quando o líder envolve o grupo na tomada de decisões, dispondo à eles a opção de escolher seu líder através de votação; solicitando que os alunos sugiram nomes para o grupo e, então, para que votem nas opções fornecidas; e ao distribuir de tarefas, como: criar um site, um perfil e um logotipo.

Como exposto por Zimerman (1993, p.90) a Liderança laissez-faire ou liberal, “alude a um estado de negligência e, por isso, o seu maior risco consiste na falta de um continente para as angústias, dúvidas e limites, sendo que dai decorre uma alta possibilidade da prática de actings de natureza maligna.”. No filme, tal tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com