TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos grupais

Por:   •  29/10/2015  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade potiguar

Laureate International Universsities

Escola da Saúde

Curso de Psicologia

Processos Grupais

Docente: Adriana

Ediana Kelly Carvalho Da Silva

Psi 5 ma

Natal/RN

2015

Abordagem Inatista-maturacionista

Na  psicologia , alguns teoricos inatista-maturacionista supõe que do mesmo modo, que é com as herenças geneticas, o desenvolvimento do comportamento da criança, é desenvolvido por maturação biologoica, independente da apredizagem e da experiencia. Por isso surgi perguntas afim de desvendar o misterio, que é saber, por que alguns individuos são melhores em algumas coisas, e em outras não. A psicologia resolveu investigar a hereditariedade das apitidões e inteligência, procurando obter dados e paridade entre pelas, eles observaram que pessoas com habilidade especial, na maioria das vezes tinham familiares com o mesmo tipo de apitidão, indentificando também que irmãos gemeos adiquirem geralmente o mesmo talento, diferente de irmãos não gemões, homens e mulheres e pessoas de raças diferentas, Porém constatado que os fatores inatos, não são mais dominates do que os fatores, social e a educação. Segundo a pesquisa inatista, o papel social interfere no comportamentos inato e hereditarios.

Segundo GESELL, há existência de um padrão de desenvolvimento comum à maioria das crianças, é o processo de maturação biologica, inerente às trasformações por que transita o comportamento da criança, sendo assim a evolução psicologica da criança seria biologica.   O ambiente social limita ou dificultar o processo de maturação, limitando o desenvolvimento da criança pela maturação, sabendo que o desenvolvimento psiquico do individuo é biologicamente determinado. BINET e GESELL, escreveram sobre o comportamento e limite de cada faixa etéria,  o inatismo-maturacionismo marca o começo da relação da, psicologia cientica e a educação, e os fatores internos na determinação da inteligencia e do desenvolvimento, essa abordagem considera que, não a interferencia no desenvolvimento com que a criança aprende.

A abordagem comportamentalista

Ao contrario do inatismo-maturacionista, o comportamentalista destaca as influencias de fatores externos, do ambiente e da experiências sobre o comportamento da criança. O comportamentalismo surge do principíncio que suas ações e reações são determinados, através do meio em que se vivem, estudando tanto o comportamento humano como animal. Na pespectiva de WASTSON, o comportamento e sempre uma resposta, do estimulo precedente no ambiente, Wastson não desconsidera a existencia de processos internos no organismo. A psicologia segundo sua concepção, cabe o estudo das resposta do organismo, aos estimulos do meio, o estudo do comportamento deve permitir conhecer as relações extimulos-resposta, cabendo aos comportamentalista saber indentificar quais estimulos, liberam determinados comportamentos, essa postura ambientalista é contra o inatismo, sengundo WATSON, não existe quaisquer aptidões ou disposições intelectuais ou hereditarias, existindo uma certa propensão para responder aos estimulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com