TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscicologia

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Psicologia

Teoria Existencial

Humanista II

Anápolis – GO

2009

Introducão

Será realizado neste trabalho o psicodiagnóstico referente ao filme Cisne Negro com base no ciclo de contato. No psicodiagnóstico o psicólogo ao deparar com o cliente teria que avaliar o significado das vivencias do cliente decorrente aos fatores históricos, temporais e relação espaço corpo e a relação com outro.

O psicodiagnóstico é o processo de reconhecimento e compreensão do cliente. É indispensável para um psicodiagnóstico que entrelace a psicologia da normalidade (saúde) e a psicologia da anormalidade (doença) como indicadores para se alcançar um fenômeno, enquanto manifestação e sintoma.

Sinopse do filme Cisne Negro

Retirado do Wikipédia

Nina Sayres (Natalie Portmam) é bailarina de uma companhia novaiorquina de balé. Sua vida como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe. Erica (Barbara Hershey), bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia,ThomasLeroy (Vincent Cassel), decide substituir a bailarina principal Beth (Wiona Ryder), na apresentação de abertura da temporada O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente a nova bailarina,Lily( Mila Kunis), que deixa Thomas impressionado.

O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne branco com inocência e graça, quanto o Cisne negro, que representa malicia e sensualidade Lilyse encaixa perfeitamente no papel do cisne negro, porem, Nina é a própria personificação do cisne branco. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, prejudicando seu equilíbrio psicológico. Em busca pelo seu lado obsceno. Nina acaba causando um conflito dentro de sua conturbada mente, e nessa obsessão em criar um cisne negro, ela pode acabar destruindo sua sanidade.

Desenvolvimento

O filme Cisne Negro relata a historia de uma menina fixada em fazer o papel de rainha dos cisnes, essa fixação originou-se tensão e angustia que refletia no corpo através de arranhões que a mesma se sujeitava e antes que cicatrizasse era novamente machucado após frustações, tal fixação era tão grande que foi composta por delírio ate leva-la a morte.  Partindo dessa breve argumentação o psicodiagnóstico será baseado no ciclo de contato, tal ciclo tem o funcionamento em um modelo com base que uma vez conhecido o sintoma é que será realizado o diagnostico.

De inicio o psicoterapeuta deve facilitar o processo de diferenciação da realidade, para isso deve ser observado de maneira holística respeitando o espaço vital de tal pessoa enquanto cliente, porem, primeiramente deve-se estabelecer um contato pleno por inteiro com cliente, pois, não há relação sem contato. Sendo assim, denomino contato como entregar-se e com base fenomenológica dar sentido no comportamento de mudança sujeito ao novo, a recriar-se e enfim alcançar awareness.

O corpo é a casa do contato, no filme a protagonista obcecada pelo papel principal passa por situações de descontrole e total stress onde tal situação se reflete em arranhar o corpo, ou seja, o contato é interligado com o corpo. O psicodiagnóstico seria então identificar a figura-fundo da protagonista que pressuponho ser a figura a obceçao pelo papel principal e o fundo o sintoma de agressão ao seu corpo e suas limitações. A dança e a perfeição que ela quer chegar afeta tudo que há em sua volta. É necessário que o psicoterapeuta tenha suporte para não interferir nas resistências que a figura-fundo do cliente (personagem) pode apresentar, para que o cliente enquanto tal identifique o Obvio.

A psicoterapia, como função do contato, só ocorre quando a totalidade se faz e, como a totalidade sempre precede á consciência, totalidade, consciência e contato se transformam no tripé da mudança...

...É pelo contato que a figura fundo seguem seu caminho de formação e destruição de novas gestalten, em um eterno renovar-se...

A psicoterapia parte-se do conceito de mudança e não necessariamente como cura, Mudar nesse conceito significa resignificar pessoas, coisas e até mesmo a própria existência. Tal processo de mudança ocorre em três níveis: sensório, motor e cognitivo (reafirmando que há relação entre contato e corpo), então o Terapeuta tem por finalidade ampliar a consciência do cliente para a compreensão da dimensão de um self seguidor de uma totalidade e de suas contradições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com