TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Ensaio: Psicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Ensaio  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

1º- Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? R – Pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento cientifico só muito recentemente.

2º O que é SUBJETIVIDADE?

R – É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural ( é o que nos diferencia das outras pessoas).

3º O que caracteriza o funcionalismo, associalismo e o estruturalismo?

R- ESTRUTURALISMO – Titchener (EUA) É a analise das estruturas mentais. Exemplo: Decomposição do sabor da limonada (percepção) em elemento como doce, amargo, frio (sensação). Ela é baseada na QUÍMICA.

FUNCIONALISMO – William Jones -estudo de como a mente opera para que um organismo possa se adaptar e funcionar em seu ambiente. Tem a influência evolucionista da Teoria de Darwin. Apóia-se na BIOLOGIA, no recurso explicativo para explicar a seleção natural. Os processos mentais existem, pois eles são adaptativos ao ambiente.

ASSOCIALISMO –

4º Qual o objeto de estudo para os behavioristas e como é caracterizado?

R - Os principais objetos de estudo da teoria behaviorista de Watson eram os elementos do comportamento, ou seja, os movimentos musculares do corpo e as secreções musculares. Sendo uma ciência do comportamento, a psicologia tratava exclusivamente dos atos passíveis de descrição objetiva, sem o emprego de terminologia subjetiva ou mentalista.

5º o que é comportamento respondente ou reflexo?

R - comportamento respondente, também chamado de reflexo ou não voluntário. Este é uma relação na qual um estímulo do ambiente produz uma resposta específica no organismo que independe de aprendizagem. Vale ressaltar que para que uma resposta seja considerada reflexa é preciso que na presença do estímulo específico a sua probabilidade de ocorrência seja de 100%.

Originariamente o comportamento respondente é incondicionado, assim como são o estímulo e a resposta - como piscar os olhos na presença de um cisco, ou salivar devido ao estímulo do alimento na boca.

6º o que é comportamento operante?

R- O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que se tornou a peça chave para a descrição da relação indivíduo-ambiente. O comportamento operante é aquele que influi direta ou indiretamente sobre o mundo (KELLER, F.S). Esse comportamento pode ser representado através do seguinte esquema: R —> S (R leva a S), em que R é a resposta e S o estímulo reforçador, também chamado de reforço, Tal comportamento nada mais é do que a interação sujeito-ambiente, onde o organismo emite uma resposta que produz uma alteração no ambiente, que por sua vez retroage ao ser. Desta forma, podemos dizer que o ser age em função das consequências de seus atos.

7º Estabeleça a diferença entre condicionamento respondente e condicionamento operante .

8º Defina reforço e punição e dê um exemplo .

R - A Punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado.

Reforço e punição

É muito comum a confusão entre reforço negativo e punição. É válido enfatizar que reforço negativo, ao contrário do que o nome pode sugerir, não é um estímulo que reduza a frequência do comportamento, isto é, um estímulo aversivo; reforço negativo é um estímulo que aumenta a frequência do comportamento que consiste em retirar um estímulo aversivo do ambiente. Reforço ou reforçamento não é recompensa.

A punição, por sua vez, é um estímulo aversivo que reduz a probabilidade do comportamento. A punição pode ser, também, positiva (caso em que consiste em se inserir no ambiente um estímulo aversivo, como, por exemplo, um puxão de orelha) ou negativa (caso em que consiste na retirada de um estímulo reforçador do ambiente, como na proibição que uma criança receba de assistir televisão).

Ou seja, os termos positivo e negativo, nesse caso, não indicam que o reforçamento ou punição seria boa ou ruim. Eles simplesmente referem-se à retirada ou à introdução de estímulos que podem aumentar ou diminuir a frequência de um dado comportamento. Quando o estímulo é introduzido em um reforço ou punição dizemos que é positivo e quando é retirado, dizemos que é negativo.

9º O que é extinção na teoria do comportamento ?

R- é o ato de descondicionar uma resposta, ausência de reforço ou punição

10º Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico ?

R- diz a respeito de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

Pra mim esta teoria é o primeiro passo para entendermos a personalidade de cada pessoa, foi a primeira concepção dada por Freud sobre o funcionamento da personalidade.

Como foi dito no post passado o inconsciente é o "É o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência. Conteúdos reprimidos que não tem acesso ao pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas, ou seja, o inconsciente tem suas próprias leis de funcionamento.

O pré-consciente é onde estão os conteúdos que a consciência pode acessar, é aquilo que pode estar presente neste momento na consciência e em seguida pode não estar.

O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebem as informações do mundo exterior e do mundo interior ao mesmo tempo. Em minha opinião é o "hoje de manhã, hoje à tarde, hoje à noite". É o momento em que percebemos e nos mantemos atentos as coisas ao nosso redor, envolve o nosso raciocínio.

11º Como se caracterizam as fases de desenvolvimento sexual?

R- Fase oral: a zona de erotização é a boca;

Fase anal: a zona de erotização é o ânus;

Fase fálica: a zona de erotização é o órgão sexual

Período de latência: caracteriza-se por uma diminuição das atividades sexuais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com