TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Tese: Psicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Tese  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 3 – Psicanálise.

Fundada por Sigmund Freud, entre s séculos XIX e XX sem a intenção de estendimento pra formar convicções e estimular o pensamento.

Sigmund Freud – O Fundador da Psicanálise.

As teorias científicas surgem a partir da condição de vida social. São produtos históricos desenvolvidos por homens que vivem em seu tempo e contribuem ou alteram desenvolvimento do conhecimento.

Sigmund Freud foi um médio que radicalmente alterou o modo de pensar a vida psíquica. Ele ousou colocar os ‘’processos misteriosos’’ do psiquismo, suas ‘’regiões obscuras’’,sendo s sonhos, os esquecimentos do homem, como problema cientifico. Com isso Freud criou a Psicanálise.

A Psicanálise é usada para se referir a uma teoria, um método de investigação e uma pratica profissional. Enquanto era caracterizado o conjunto de conhecimentos sistematizados Freud publicou uma obra relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre o funcionamento da psique humana.

A Psicanálise é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação, também é um instrumento importante para analise de compreensão de fenômenos sociais relevantes, etc.

Compreender a Psicanálise significa percorrer o caminho de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento. A relação entre autor e obra torna-se mais significativa quando descobrimos que grande parte da produção foi baseada em experiências pessoais, transcritas com rigor em varias de suas oras, como ‘’A interpretação dos sonhos’’ dentre outras.

A Gestão da Psicanálise.

Formado em medicina, Freud se especializou em Psiquiatria, trabalhou um tempo em um laboratório de Fisiologia e deu aulas de Neuropatologia. Por dificuldades financeiras não pode se dedicar a vida acadêmica, começou então a atender pessoas de ‘’problemas nervoso’’. Obteve uma bolsa de estudo em Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra que tratava as histerias com hipnose.. em 1886 retornou a Viena e seu atendimento passou a ser sugestão hipnótica.

Freud em sua autobiografia, afirma que desde o inicio de sua pratica medica usaria hipnose, não só com objetivos de sugestão, mas também para obter a historia da origem dos sintomas.

A Descoberta do Inconsciente.

O esquecido era sempre algo penoso para o individuo e era exatamente por isso que havia esquecido, necessariamente, sempre algo ruim, mas podia se referir a algo bom que se perdeu ou que foi intensamente desejado. Quando Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes, observou que, muitas vezes, eles ficavam confusos, envergonhados com algumas imagens que lhe corriam.

Freud denominou resistência, e chamou de repressão o processo psíquico que visa em encobrir uma idéia u representação. Esses conteúdos psíquicos localiza-se no inconsciente.

A Descoberta da Sexualidade Infantil.

No processo de desenvolvimento psicossexual, o individuo nos primeiros dias de vida, tem a função sexual ligada á sobrevivência; portanto, o prazer encontra-se no próprio corpo. Há um desenvolvimento progressivo que levou Freud a postular as fases do desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com