TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Artigo: Psicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

A PSICANÁLISE

Freud se preocupou em colocar os “processos misteriosos” do psiquismo (as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, o interior do homem) como problema científico; a esse estudo iremos chamar de psicanálise. O trabalho profissional desenvolvido recebe o nome de análise, que busca o autoconhecimento do sujeito para chegar à eventual cura.

A maior parte das obras de Freud, produzem experiências pessoais do mesmo. Em suas análises com os pacientes, ele se utilizava da hipnose – inconsciência temporária onde o paciente revive cenas na sua vida que foram sufocadas e a partir da lembrança ele pode determinar o sintoma da “doença”. Em seus estudos, descobriu-se que muitas das neuroses, vinham das tramas sexuais vividas na infância.

A Boa- Forma reflete na Gestalt que nos fala sobre a maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.

O meio Geográfico e o meio Comportamental fala sobre o meio ou meio ambiente, que é o conjunto de estímulos determinantes do comportamento. O meio Geográfico é o meio físico e o meio Comportamental é uma interpretação do meio onde o que é percebido é uma realidade subjetiva pela nossa mente.

O Campo Psicológico é um campo de força psicológico que tende a buscar a melhor forma em situações não estruturadas.

O Insight é uma percepção imediata, por exemplo: uma certa figura está pregada na parede e logo que a visualizamos, não entendemos. Só que, de repente, ela vem em nossa mente já entendida, tanto sua forma, ou o que ela significa, sem termos feito nenhum esforço para compreende-la.

A Teoria de Campo de Kurt Lewin: essa Teoria nasceu de um trabalho feito entre Lewin, Max, Koffka e Köhler. Lewin não é considerado um gestaltista, pois ele abandona a percepção da Gestalt para buscar na Física bases metodológicas de sua psicologia, onde para ele o espaço vital é definido como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento. Para Lewin, campo psicológico era o espaço de vida onde o indivíduo, o meio e a totalidade dos fatos coexistentes. Já o campo social é formado pelo grupo e seu ambiente onde o clima social é que determina o desempenho do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com