TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Tese: Psicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Quais os três usos do termo Psicanálise?

Teoria, método de investigação e prática profissional.

Como teoria engloba um conjunto de conhecimentos sobre a vida psíquica.

Como método de investigação, busca o significado daquilo que é oculto por trás do que é manifesto por meio de atos e fala ou mesmo sonhos e demais produções imaginárias.

Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?

Freud era medico formado em Viena e deu aulas de Neopatologias. Além disso ele se ocupava a tratar pessoas com transtornos nervosos. No fim da residência medica, ganhou uma bolsa de estudos em Paris, onde trabalhou com Charcot, que era francês e tratava histerias por meio de hipnose. Em 1886 ele voltou a Viena e a hipnose tornou-se seu principal meio de trabalho para da fins a distúrbios nervosos. O contato de Freud com Breuer lhe apresentou Anna O. Que apresentava um conjunto de problemas (paralisia com contratura muscular, inibição e dificuldades de pensamento). Esses sintomas começaram quando era estava cuidando do pai enfermo. Durante esse período ela teve pensamentos e afetos de que o pai morresse de ao reprimir isso, os sentimentos se tornaram esses sintomas. Enquanto acordada, Anna O. Não era capaz de dar origem aos sintomas mas quando em estado de hipnose ela relatava de onde vinha cada um deles, a doença do pai e o sentimento de desejo de que ele morresse. Esse processo foi denominado por Breuer como método catártico. Como nem todos os pacientes se disponibilizavam à hipnose, Freud abandonou a hipnose e começou a usar o método da concentração que era feito por meio de uma conversa normal. Por fim passou a usar um método que fora sugerido por uma moça abandonou a direção da conversa e as perguntas para a fala desordenada do paciente.

Quais foram as descobertas finais que configuraram a criação da Psicanálise?

A criação da psicanálise é baseada na função sexual e sua existência desde o principio da vida do indivíduo no desenvolvimento da sexualidade e seu tempo e lívido.

Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?

Inconsciente, pré-consciente e consciente.

O inconsciente é o que não está presente no campo da consciência. São coisas reprimidas que não se tem acesso por meio da consciência.

O pré-consciente se refere a acontecimentos que são acessíveis ao consciente. ( você tem que se esforçar pra lembrar, mas lembra). Ex: data de aniversário de casamento.

Consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe informações, tanto do mundo interior quando do mundo exterior. Para alguma coisa ser acessível por meio do consciente, é necessário que seja algo perceptível.

O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?

Descobriu que na maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizado nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com