TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Seminário: Psicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Psicanálise

Conceito:

 Sigmund Schlomo Freud nasceu em 1856 em Freiberg (Morávia), hoje região da República Tcheca. Viveu grande parte em Viena (Áustria) e morreu na Londres (Inglaterra) em 1939. Formou-se em medicina em 1881, interessou-se por desequilíbrio psicológico e no contato com pacientes montou sua teoria.

 Teoria do Desenvolvimento Psicossexual: é uma energia de natureza sexual, presente no ser humano desde o nascimento, o que impulsiona a pessoa em busca de satisfação

Fase Oral: de 0 a 12/18 meses, é pela boca que a criança entre em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende levar tudo o que pega a boca.

Fase Anal: de 12/18 meses a 3 anos, a zona de erotização é o ânus e o modo de relação do objeto é “ativo” e “passivo” intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal e uretral).

Fase Fálica: de 3 a 6 anos, a atenção da criança volta-se para a região genital.

Fase Latência: de 6 a 11 anos, fase de relativa tranqüilidade ou inatividade do impulso sexual.

Fase Genital: após a puberdade, tem inicio com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar em pessoas fora de seu grupo familiar um objeto de amor.

 Teoria da Personalidade: Teoria sobre a estrutura da personalidade humana e a dinâmica de seu funcionamento. Segundo Freud, nossa personalidade é formada por três instâncias.

Id: composto por energias determinadas biologicamente e determinantes de desejos e necessidades que não reconhecem qualquer norma socialmente estabelecida.

Ego: significa literalmente “eu”, é o setor da personalidade especializado em manter contato com o ambiente que cerca o individuo.

Superego: é um depositório das normas e princípios morais do grupo social a que o individuo se vincula.

Visão pedagógica: Freud solicitava menos ênfase no método e mais preocupação com a pessoa, pois não existe a possibilidade de vivermos coletivamente sem que aprendemos sentimentos como solidariedade, fraternidade e cooperação, segundo ele esses sentimentos se aprendem, assim precisam ser ensinados pela família e pela escola.

Contribuição para a prática Educacional: a psicanálise possibilita a estruturação de um campo de referencia mediante o qual o mestre pode elaborar hipóteses a respeito de si e de seus educandos. A contribuição da teoria psicanalítica não diz respeito ao tornar o professor em curador de neuroses, mas sim, uma pessoa atenta para entender que o processo de ensino e aprendizagem não se resume a aspectos técnicos e metodológicos.

A psicanálise encaminha o educador na direção do reconhecimento das limitações do processo pedagógico, tornando-o uma pessoa menos obcecada pela imposição de seus pontos de vistas, suas verdades, seus valores morais, seu desejo de ordem e disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com