TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise Klainiana

Trabalho Universitário: Psicanalise Klainiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

“A PSICANÁLISE KLEINIANA”

e suas contribuições para a psicanálise atual

Resumo de artigo científico e discussão

apresentado a Profª Fernanda Fernandes da Silva da disciplina de Teorias Psicanalíticas II,

do curso de psicologia.

Santo André

2014

SUMÁRIO

Quais as Contribuições da Teoria “Kleiniana” para a Psicanálise atual?....................1

Referências Bibliográficas..................................................................................................................................... 2

QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA “KLEINIANA” PARA A PSICANÁLISE ATUAL?

Melanie Klein proporcionou aos conceitos de desenvolvimento em fases (oral, anal e genital) de Freud uma visão mais dinâmica. Para Klein, o psiquismo tem um funcionamento dinâmico que está entre as posições esquizoparanóide e depressiva, através dessas posições é possível fazer a análise de problemas emocionais como as neuroses, esquizofrenias e depressões.

Na psicanálise Kleininana, há o conceito de posição, que é a forma com se constitui a su

Segundo Melanie Klein a defesa primordial é a clivagem ou a divisão, onde o seio é o objeto primordial e será dividido em seio bom e seio mau, ou num bom objeto que o bebê possui e num mau objeto que está ausente,que está sendo negado aqo bebê. Como a mãe esta ausente em determinados períodos ou afastada do bebê para amamentá-lo ela se torna ausente e o bebê com isso inaugura o processo de clivagem em sua subjetividade, fazendo a divisão entre os objetos. Ele percebe o seio como “bom” porque o amamenta e como “mau” porque se ausenta.

O bebê nessa fase se relaciona com objetos parciais, o seio bom e mau, um objeto ideal e outro persecutório. Porém, o objeto mau é projetado para fora do bebê como sendo perseguidores e destruidores do objeto bom, existe então a angústia persecutória, o objetivo do bebe nessa fase é de possuir o objeto bom e introjetá-lo e também de projetar o objeto mau para fora e assim evitar os impulsos destrutivos.Este seio mau é projetado para fora a medida que numa relação com a mãe ele introjeta carinho e cuidado. Essa projeção do seio mau esta relacionada ao sadismo.

Em outro momento, se desenvolve a posição depressiva, ela inicia aos seis meses de idade, nesse momento a relação do bebê com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com