TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise na Terapia de Grupo

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

            Objetivo

A terapia de grupo na psicanálise tem como objetivo trazer o sujeito para o centro da discussão, criando espaço onde cada membro do grupo tenha liberdade de compartilhar seus pensamentos, sentimentos, desenvolver vinculo, interagir com os demais membros do grupo, com a finalidade de fortalecer os laços entre os participantes, e cada um possa revelar a intersubjetividade o mais claro possível, (FREUD classifica como   psicologia das massas).

Os indivíduos são compostos por relações sociais, e esses relacionamento são fundamentais na constituição do aparelho psíquico e formação de sua identidade sendo a família o primeiro grupo da nossa experiência. Joseph Pratt foi o primeiro a criar um grupo terapêutico, composto por paciente portadores de tuberculose.  Pratt os incentivavam a terem atitudes positivas das dificuldades advinda da doença, e os encorajavam a permanecerem confiante e esperançosos.

 Na interação da grupal idade o sujeito, podia compreender que não era o único sofredor de tal doença e, ao compartilhar as informações com os demais integrantes do grupo terapia, proporcionava ao paciente a sensação de melhora.  A teoria psicanalítica enquanto ciência aplica no grupo terapia tem o potencial de inserir o sujeito no simbólico fantasmático, aflorado no consciente, processo psíquicos do inconsciente, assim o indivíduo pode ver na outra parte do Eu, e identificando nos demais participantes do grupo a própria problemática vivenciando na particularidade. Esses fenômenos e processos psíquicos grupais, desperta consciência perceptiva individual, delegando na paciente oportunidade de conhecer a si mesmo, quebrar resistências como chances de mudar posturas e condutas.  

A Psicanalise

        A teoria da psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939), que tem como fundamento explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana como objetivo compreender e analisar o homem quanto sujeito do inconsciente.  Freud, teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que apresentou o uso da hipnose. O método da psicanalise abrange três áreas: investigação do psiquismo e seu funcionamento; sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; aplicação da técnica da Associação Livre. A psicanálise influenciou outras correntes e disciplinas das ciências humanas, “ gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.” Os desejos inconscientes, os comportamentos e sentimentos das pessoas são os principais objetos de estudo da psicanalise.

 Os princípios básicos desta teoria desenvolvida por Freud estariam sintetizados nas três principais obras publicadas pelo neurologista: “Interpretação dos Sonhos” (1899), “Psicopatologia da Vida Cotidiana” (1904), e “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade” (1905).O estudo de Freud a partir da psicanálise, distingui três níveis de consciência do ser humano:

Consciente: é o estado em que temos consciência daquilo que pensamos, sentimentos, falamos e fazemos.

Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento.

Inconsciente: onde se encontram ideias e desejos censurados ao estado consciente que aparecem disfarçadas nos sonhos e nos sintomas neuróticos. Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela.

 De acordo com a Teoria de Freud, o inconsciente humano se subdivide em três partes:

  • Ego
    A parte organizada do sistema psíquico que entra em contato direto com a realidade e tem a capacidade de atuar sobre ela numa tentativa de adaptação. O ego é mediador dos impulsos instintivos do id e das exigências do superego.
  • Id
    Fonte da energia psíquica, é formado por pulsões e desejos inconscientes. Sua interação com as outras instâncias é geralmente conflituosa, porque o ego, sob os imperativos do superego e as exigências da realidade, tem que avaliar e controlar os impulsos do id, permitindo sua satisfação, adiando-a ou inibindo-a totalmente.

  • Superego

É formado a partir das identificações com os pais, dos quais assimila ordens e proibições. Assume o papel de juiz e vigilante, uma espécie de autoconsciência moral. É o controlador por excelência dos impulsos do id e age como colaborador nas funções do ego. Pode tornar-se extremamente severo, anulando as possibilidades de escolha do ego.

Segue demais conceitos teóricos desenvolvidos por Freud na psicanalise para sustentar suas pesquisas:

  • Pulsão
    Conceito situado na fronteira entre o psíquico e o somático. A pulsão é a representante psíquica dos estímulos que se originam no organismo e alcançam a mente. É insaciável, pois tem relação com um desejo, e não com uma necessidade.
  • Sonhos
    Caminho de ouro para o acesso ao inconsciente. A interpretação do conteúdo dos sonhos revela desejos e percepções que de outro modo não chegariam à consciência. 
  • Complexo de Édipo

Entre dois e cinco anos, aproximadamente, a criança desenvolve intenso sentimento de amor pelo genitor do sexo oposto e grande hostilidade pelo do próprio sexo. Tais sentimentos geralmente são vividos com grande ambivalência. O conflito costuma declinar por volta dos cinco anos.

Segundo Freud a psicoterapia de grupo está interessada pelo indivíduo pertencente a uma nação, instituição com intuito definido que nos traz a ideia de instinto social, todos os indivíduos possuem tal extinto porem apenas quando nos encontramos em situação grupal é que ele aflora, vem à tona. E pela Psicanálise está interessada em questões profundas, apenas em situações especiais poderia ser trabalhado em grupo. Exemplo disso é em eventos traumáticos como no pós-guerra. O indivíduo modifica seu comportamento quando estão em grupos, segundo Freud a um intuito natural quando as pessoas se reúnem sempre surgirá um líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com