TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise na Visão Psicanalitica, Caligaris x Levisky

Por:   •  18/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

















Mestre: Joelma Corrêa

Alunos:
Daniele Ribeiro.
Lorinaldo.


Psicanálise para adolescentes,  a luz dos texto de David Levisky (Adolescência, Reflexões psicanalista) e Cartargo, Para o autor, a adolescência é caracterizada pelo modo com que a sociedade a representa, ou seja, nas sociedades modernas ela é mais lenta e dolorosa e já nas primitivas, ela era agilizada e atenuada pelos ritos de passagem e pela maior facilidade em participar do mundo adulto.
De acordo com o texto de levisky compreendemos que  o tema não tem muito pesquisadores que se interesse de forma a estudar com afinco para prestar o um trabalho especifico, no entanto fala da pluralidade de experiências terapêuticas no cenário publicadas como compreensões no entanto ainda muito pobre a nível de pesquisas e preparações, assim como todo âmbito  que se enveredar o interesse é necessário muito estudo  e dedicação, a vivencia associada a busca cientifica.
Em
Panorama do desenvolvimento psicossocial do adolescente de Levisky, encontramos os aspectos psicossociais em sua gênese histórica citando a sociedade que por sua vez se organiza em torno de regras, e leis, costumes e tradições de como  a imagem do adolescente  vem na tríade da visão pessoal, familiar e social, necessitando assim tornar-se alguém na sociedade capaz de exercer suas escolhas sem a interferência das opiniões externas,  em cada cultura existe sua singularidade e rituais de passagem para esse momento da vida , no Brasil temos dois momentos que o adolescente entra na fase pós infância e torna-se adolescente no entanto só aos 16  é considerado capaz para votar e apenas aos 18 responde a suas conduta sócio moral na sociedade,  já financeiramente a independência raramente chegará já aos 21 anos de idade.  Está é nossa cultura e o percurso da vida.
O índio púbere, tendo adquirido a função reprodutora e estando apto a caça e a guerra  estava apto a integrar-se na sociedade côo adulto, na tradição judaica  celebram ritos de passsagem os quais celebram Bat mitzavah processo que indica  que a infância está chegando ao fim no período de seus 12 e 13 anos,  algumas sciedade desenvolvem rituais de passagem que facilitam o processo de integração, na tradição cristã, a primeira comunhão representa um sinal  de consagração.
Conforme a escola psicanalítica a partir de Freud possui uma organização estrutural dinâmica e econômica. Com a evolução neuropsíquica, do individuo, a organização instititiva percorre etapas que se superpõem e se interatuam:  Oral, anal, fállica, genital e latência, por meio e um processo de trocas  que se estabelece a partir das primeiras relações mãe –bebê, associadas a maturação neurobiológica são criadas condições para condições  para o desenvolvimento do aparelho psíquico da vida afetivo emocional, simbólica, do pensamento e dos processos de identificação, cujas expressão definirá  perfil da identidade e da personalidade de cada indivíduo.
De acordo com citações do texto podemos compreender o quão é importante esse momento na vida do individuo, ainda lemos: primeiro se nasce, e na  adolescência  começa-se a viver.
Por tanto é a adolescência a busca de si mesmo,  numa transição da idade adulta para idade infantil.
Quando observamos uma criança de 9 a 11 anos elas se  misturam junto as atividades dos pais no entanto com as mudanças biológicas a personalidade vai sofrendo alterações.
Dentre tantas alterações biológicas estão presente também a ereção ( Presente desde bebês que indica um estado de excitabilidade).,ejaculação, menstruação, masturbação que inclusive nessa fase é muito importante para a maturação e desenvolvimento da sexualidade assim também como importante para integração de novos sentimentos que emergem na personalidade e amadurecem.  
O adolescente é muito sensível a sua imagem corporal ele ainda está também se reconhecendo diante de seu corpo e seus sentimentos intensos desse momento.  Nesse percurso de transição e grandes sentimentos emergindo na sua personalidade tomando forma diante da sociedade é  notável os questionamentos quanto a sua sexualidade, sua identificação sexual assim como a  escolha da profissão a seguir.
Adolescência na perspectiva psicanalítica na visão de Catargo Calligaris publicado na folha de São Paulo no ano 2000.
A partir da leitura do texto de Calligaris  
A adolescência, começamos a  degustar da explicitação citada pelo autor a respeito da busca pela liberdade e autonomia da adolescência que tem por sua vez a compreensão de que ser “livre” é uma aquisição  da vida adulta, visto que o querer ser adulto está apenas não na condição de adulto mas nas conquistas que essa condição os oferta.
A adolescência é vista como ideal social  e posta diante da possibilidade de ser um ideal cultural básico dentro da sociedade.
No entanto o mundo adolescente torna-se o mundo alvo  para as demandas de consumo e para a construção de grupos e subgrupos criando assim franquias de grupos no mundo baseados nas vivencias do desenvolvimento, no entanto a adolescência tem sido vivenciada e assumida por alguns adultos, em termos de moda e comportamento, uma vez que a moda da adolescência está voltada para a identificação do seu perfil  e comportamento, alternativo, subjetivo, sem necessidade de prestar conta ao mundo, na individualidade...
E assim o mundo comercial do marketing e da moda fatura na moda adolescente também com outros nichos, não só pelos adolescentes mas por todos que transitam no momento de  adolescente independente de sua idade cronológica.
Calligaris apóia-se que a adolescia como a temos hoje é uma construção cultural e  comprova sua citação nos pontos da historia onde cita a infância como mudou dentro da perspectiva  atual,  recordando-nos que a infância já foi vista como jovens adultos e não havia o romance de cuidar  conformo tem estado presente nos dias atuais, a beleza da maternidade e paternidade de  uma criança que precisa ser amada, cuidada e amparada, assim evoluiu a visão da adolescência hoje uma construção cultural a partir  dos momentos  do desenvolvimento de nossa sociedade.  A construnção da personalidade dos adolescentes se apóiam desde cedo na construção e na educação  que é dada as crianças a partir de como constroem o modelo ideal na visão dessas crianças o mundo delas como adolescente fará um movimento de satisfação para si e para os seus cuidadores,  nesse momento podemos falar categoricamente que a sociedade sofre de contradições pedagógicas onde preparar crianças para futuro está pautando em exigências dos adultos e  não metas subjetivas as crianças.
Em outro texto Catargo Calligaris em uma publicação na folha publicado também como
A adolescência aa  faz uma metáfora de  de um individuo que é transportada de uma hora para outra em uma civilização desconhecida e demora 12 anos ( período da infância) para se sentir apto e interagindo com essa sociedade, assim descreve os anseios e o sentimento do adolescente que durante muito tempo foi posto da cápsula de proteção da infância e hoje começa as transformações não só biológicas como as exigências sócias, o modelo perfeito a ser desenvolvido na vida, no entanto o adolescente continua na sua busca de existir como parte dessa sociedade e não como um emigrante naturalizado.
Calligaris define adolescente com algumas descrições que possibilitam reconhecer: cujos sentimentos e comportamentos são obviamente reativos, de rebeldia a uma moratória injusta, que tem o inexplicável dever de ser feliz, pois vive uma época da vida idealizada por todos, que não sabe quando e como vai poder sair de sua adolescência.
Alguém que teve tempo de reconhecer os valores mais banais da vida, com um corpo cujo está em estado de maturação é descoberta e que pode competir de igual pra igual com todo mundo,  e um sujeito  com diversos treinamentos para ser, treinamentos dos pais, escolas, familiares e diversas comunidades,  no entanto que embora todos fatores anteriores estejam aptos, não é considerado como um adulto, alguém “ capaz”.
Apesar da maturação dos corpos, a autonomia reverenciada, idealizada por todos como valor supremo é reprimida, deixada para mais tarde. Sabiamente Caligaris define:  É também um tempo de transição, cuja duração é misteriosa.
“Alguns dirão que a adolescência propriamente dita começa um ou dois anos depois da puberdade, pois esse seria o tempo necessário para que, de alguma forma, o estorvo fisiológico se transformasse numa espécie de identidade adolescente consolidada. Outros dirão, ao contrário, que a adolescência começa antes da puberdade, pois esta é antecipada pela adoção precoce de comportamentos e estilos de adolescentes mais velhos. Seja como for, a puberdade - ano a mais, ano a menos - é a marca que permite calcular o começo da adolescência” Calligaris.
Ainda existe durante a adolescência uma competitividade diante  os adultos e os adolescentes postas de forma explicita ou não que é uma característica  inata do momento chamado rebeldia.
Os adolescentes sente-se no questionamento  constante em busca de querer entender o que querem deles, e por que o querem, e em que momento importa o que eles querem, na verdade de acordo com o texto não é uma rebeldia posta como transgressão mas como auto afirmação.

Ambos materiais fichados podemos observar que a idéia principal dos autores circulam dentro do reconhecimento da fase da adolescia como momento de transição e  sua luta consciente e inconsciente de ser aceito de ser reconhecido como capaz.
Podemos também falar da adolescência como construção social a partir de Caligaris.
David Levinsky  conceitua a adolescência como sendo uma fase do desenvolvimento evolutivo, em que a criança gradualmente passa para a vida adulta de acordo com as condições ambientais e de história pessoal. Levinsky entende a adolescência como de natureza psicossocial, no entanto, ao debater o surgimento da fase, vincula-a à puberdade e ao desenvolvimento cognitivo. Para o autor, a adolescência é caracterizada pelo modo com que a sociedade a representa, ou seja, nas sociedades modernas ela é mais lenta e dolorosa e já nas primitivas, ela era agilizada e atenuada pelos ritos de passagem e pela maior facilidade em participar do mundo adulto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (345.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com