TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise e Clínica: Reflexão sobre sua proposta terapêutica

Por:   •  12/4/2018  •  Dissertação  •  6.198 Palavras (25 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

ATIVIDADES ESTRUTURADAS

FORTALEZA – CE

12 de Abril 2018

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem o objetivo de retratar a minha trajetória durante o estágio. Na primeira parte do relatório, portanto, são encontradas: descrições da minha experiência de estágio, fundamentação teórica que sustentou a minha prática e a caracterização da instituição de estágio. Em seguida, apresento os relatos dos atendimentos que realizei ao longo do estágio, atividades desenvolvidas, avaliação e as referências bibliográficas.

O estágio supervisionado em psicologia clínica é um processo de suma importância para a formação, por possibilitar uma interlocução entre a formação acadêmica e o mundo profissional, através de uma aproximação contínua entre a teoria à prática clínica.

Em agosto de 2016, iniciou-se meu estágio supervisionado em psicologia clínica e estava muito feliz, porque durante todo meu percurso acadêmico sonhava com esse momento, porém estava muito ansiosa e muitas fantasias irreais e temores pairavam sobre minha cabeça.

Os primeiros dias foram importantes para desfazer essas fantasias e romper com esses temores, também saber como funcionava o Serviço de Psicologia Aplicada, as minhas responsabilidades concernentes ao estágio: Cuidado com o espaço físico da clínica, sigilo e pontualidade nas supervisões e atendimentos. A oportunidade de conhecer um pouco mais a rotina do processo de triagem me ajudou a compreender o quão importante se faz o processo das entrevistas iniciais na clínica. Pude participar de alguns processos de triagem, o que me fez ver a singularidade de cada caso e assim sendo, pude ter a visão de que devemos encaminhar de forma diversa a discussão com cada indivíduo que ali se encontra. As orientações dadas em supervisão que permitia a discussão, correção e entendimento de todos os casos estudados foram de suma importância para o enriquecimento de meus conhecimentos, obtendo do supervisor suporte necessário para meu aprendizado prático e teórico.

Em suma, o estágio supervisionado em psicologia clínica não só deu base para a minha prática clínica e aprimorou os meus conhecimentos como futura profissional da área de psicologia, mas também levou-me a uma primeira escuta, um primeiro acolhimento e a compreensão da singularidade de cada caso e a importância do processo psicoterápico do estagiário. Confirmando as palavras de Freud, quando diz: A formação do analista deve ser sustentada a partir de um tripé constituído por: ensino teórico, supervisão e análise pessoal (FREUD, 1919).

A falta de pacientes/clientes para atender me causava muito aborrecimento, porque acreditava que minha aprendizagem estava sendo prejudicada, mas hoje compreendo que a falta de pacientes/clientes contribuiu para meu amadurecimento como pessoa e profissional. Passei a entender que desistência do processo, poderia ocorrer por diversos motivos, não necessariamente por culpa minha, uma delas acredito que pode estar relacionada ao valor que cada pessoa dá a sua saúde mental, visto que era comum a ausência dos pacientes/clientes após a primeira ou segunda sessão. De acordo com Sigmund Freud o valor da sessão deve ser cobrado, pois a partir desse pode se medir o esforço e interesse no tratamento.

Os custos incessantes das casas de saúde e do tratamento médico e constatamos - lós com o aumento de eficiência e de capacidade de ganhar a vida que resulta de uma análise inteiramente bem-sucedida, temos o direito de dizer que os pacientes fizeram um bom negócio. Nada na vida é tão caro quanto a doença - e a estupidez (FREUD, 2006 p.148).

A psicanálise é o alicerce da minha prática clínica e foi a partir dos pressupostos psicanalítico que fui construindo ao longo do estágio um saber teórico-prático. Ela nasce na prática médica de Freud, recuperando para a psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão (BOOK, 2001).

Psicanálise refere-se a um método de investigação e a uma prática profissional. Que se caracteriza por um conjunto de conhecimentos sistemático sobre o funcionamento da vida psíquica e a busca do significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. A prática psicanalítica é uma forma de tratamento – A análise – que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento.

Atualmente, o exercício da psicanálise ocorre de muitas formas. Ou seja, é usada como base para as psicoterapias, aconselhamento, orientação; aplicada no tratamento com grupos, instituições. A psicanálise também é importante para análise e compreensão dos fenômenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência etc.  

Para compreendermos a psicanálise precisamos percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento. A relação entre autor e obra torna-se mais significativa quando descobrimos que grande parte de sua produção foi baseada em experiências pessoais, transcritas com rigor em várias de suas obras, como A interpretação dos sonhos (1900) e A psicopatologia da vida cotidiana (1901), dentre outras.

Assim, percorrer, no nível pessoal, a experiência inaugural de Freud e buscar “descobrir” as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores, que se realiza de novo por cada paciente e por cada psicanalista aplicando assim as teorias aos casos concretos, ou seja, seu principal objetivo é o de descobrir seu propósito no inconsciente do ser, suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional. 

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – SPA

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) foi criado em agosto de 2014 e é um espaço vinculado ao curso de psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará, e se destina à formação de profissionais da área através da integração e consolidação dos ensinamentos propostos pelo projeto pedagógico do curso, assim como, através do atendimento à comunidade da cidade de Fortaleza e região metropolitana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (340.4 Kb)   docx (107.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com