TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem

Artigo: Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Assinale a corrente teórica que a sua principal colaboração para educação é a ideia de que a escola deve favorecer a auto-realização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida. O professor é o facilitador da aprendizagem.

Alternativas:

a)

Abordagem Cognitivista

b)

Abordagem Sociocultural

c)

Abordagem Humanista

d)

Abordagem Tradicional

2)

A teoria apresentada por Vygotsky apresenta cinco princípios. Assinale o principio que é definido como aquele que "tomando como base o materialismo histórico-dialético de Karl Marx, parte da ideia de que, da mesma forma que homem-matéria transforma-se mutuamente como resultado do seu confronto, oriundo da necessidade de sobrevivência humana, também ocorre à dialética entre homens-homens, uns transformando os outros, visando adaptação à sociedade e seu desenvolvimento, gerando cultura enquanto cultivo e melhoria, geração após geração, de relações entre homem-realidade material e homem-homem.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico. São Paulo: Scipione, 2000.

Alternativas:

a)

A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas mediada por ferramentas culturais e instrumentos psicológicos (linguagem).

b)

As funções psicológicas humanas se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto cultural e social.

c)

As características humanas resultam da interação dialética do homem e seu meio sociocultural (homem transforma o meio e vice-versa).

d)

Os processos psicológicos superiores e complexos humanos desenvolvidos no processo histórico (evolução) são o objeto de estudo da psicologia, a qual deve explicá-los e descrevê-los.

3)

A visão do desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos. O estudioso Luria nos ajuda a compreendê-los. Um desses aspectos refere-se à natureza basicamente media­dora das funções psicológicas complexas. Não apenas responde­mos aos estímulos apresentados no ambiente, mas os alteramos e usamos suas modificações como um instrumento de nosso com­portamento. Exemplo disso é o costume popular de amarrar um barbante no dedo para lembrar algo. O estímulo — o laço no dedo — objetivamente significa apenas que o dedo está amarra­do. Ele adquire sentido, por sua função mediadora, fazendo-nos lembrar de algo importante. Assinale a alternativa que indica esse aspecto.

Alternativas:

a)

aspecto instrumental

b)

aspecto cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com