TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Educacional

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Aprender significa “apreender para si próprio”, ou seja, fazer seu, assimilar.

Podemos definir aprendizagem como uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento. É uma mudança que se traduz por um hábito ou por uma tendência a responder de uma certa forma numa determinada situação. Esta mudança é resultado do exercício e da experiência, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal.

A aprendizagem é um processo cognitivo que implica que o ser humano interaja com o meio, a partir da sua experiência de vida. Para se adaptar, cada um de nós tem de gerir a informação que recebe, tendo em conta as solicitações da situação e as informações que já possuímos. Assim se percebe que face a uma mesma situação, diferentes pessoas aprendam de forma diferente e que o resultado da aprendizagem seja também diferente. A aprendizagem é um processo pessoal, que envolve a totalidade da pessoa: o seu pensamento, as suas emoções e afectos, a sua história de vida. Ao aprender, modificamo-nos e reorganizamo-nos interiormente. O modo como integramos uma informação ou conhecimentos novos resulta de uma síntese entre o que somos e o que sabemos, entre as representações do mundo que possuímos e o que se nos apresenta de novo. Daí que não se possa ensinar a mesma coisa do mesmo modo a todas as pessoas; assim se explica por que razão não aprendemos da mesma maneira as mesmas coisas, mesmo que a informação seja a mesma.

Factores

São muitos os factores que influenciam a aprendizagem de formas mais ou menos directas, mais ou menos conscientes e em graus de abrangência e de importância diversos. Assim, podemos referir:

-A Dinâmica do Ambiente

A criança desenvolve-se, logo aprende, num ambiente. O que significa que o que vemos exprimir-se ou desenvolver-se diante dos nossos olhos depende, em larga medida, do contexto no seio do qual vive e age presentemente a criança, um contexto de que o adulto, tanto na família como na classe, faz parte, mesmo quando não intervém na acção da criança.

-Motivação

Aprende-se melhor e mais de pressa se se estiver interessado por um assunto. Uma pessoa motivada tem uma atitude activa e empenhada no processo de aprendizagem. Aprendizagem e motivação têm uma relação dinâmica: a motivação pode ocorrer durante o processo de aprendizagem.

-Conhecimentos Anteriores

Os conhecimentos anteriores podem condicionar a aprendizagem, na medida em que há conhecimentos prévios ou bases que se não tivessem sido concretizadas, não seria possível a aprendizagem. Uma nova aprendizagem só acontece quando a nova informação se apreende e relaciona com os saberes que possuímos.

-Experiências Passadas

As situações vivenciadas influenciam as atitudes face à aprendizagem, quer em relação aos conteúdos, quer em relação aos métodos utilizados. Uma experiência agradável dá-nos confiança e motivação para outras aprendizagens nesse domínio.

-Factores Sociais

O meio social, económico e cultural de origem dos alunos influencia em grande medida o processo de aprendizagem. Por exemplo, as crianças habituadas a ouvir historias, sentadas, quando vão para a escola estão mais adaptadas ao clima da sala de aula, apresentando maior capacidade de concentração. Os antecedentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com