TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Humanista

Monografias: Psicologia Humanista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

A psicanálise é uma teoria que parte por base de que nosso comportamento é regido por desejos inconscientes e a análise deve ser realizada através do reconhecimento dos instintos, anseios e impulsos que fornecem a energia para as ações individuais. Para falarmos da psicanalise não podemos esquecer de citar e falar sobre as teorias do pai da psicanalise Sigmund Freud , como já sabemos Freud deu inicio no seus estudos pela hipnose inspirado em Josef Breuer foi quando ele começou a tentar sulucionar seus casos clinicos como exemplo o amor de trasnferencia de sua paciente ana com breuer

usava hipnose com seus pacientes de histeria e ao perceber os resultado ele elaborou a hipótese de que a causa da doença dos pacientes era apenas uma doença psicológica e essa hipótese serviu de base para o conceito que ele tinha sobre o Inconsciente ,consciente e pré-consciente,o inconsciente é uma parte onde não temos consciência, nele estão todos os nossos desejos reprimidos,pulsões inacessíveis à consciência. O inconsciente afeta nosso dia-a-dia , ele influencia nossos comportamentos e ações, sem que a gente perceba. contêm os elementos instintivos e as idéias reprimidas que são impedidas de se tornarem conscientes, além dos inconsciente temos também o consciente e pré-consciente, no nosso Consciente é apenas uma parte de nosso funcionamento mental, é a parte que temos consciência do que pensamos, do que sentimos, do que falamos e do que fazemos. Contém as idéias que estamos cientes no momento. Pré-Consciente é constituído por idéias que podem voltar a se tornar consciente se direcionar a atenção para elas, podem ser percebidas nos sonhos ou nos atos falhos.

Esse conceito serviu para Freud abandonar a hipnose e se aprofundar mais no inconsciente e foi quando freud começou a interpretar seus próprios sonhos e de seus pacientes, e atraves de seus estudos ele teoriza que os sonhos é um produto de um trabalho psiquico sendo que seu resultado é o sonhar ,Mediante o sonho se alcança uma realização alucinatória dos desejos que estão presentes no inconsciente recalcado, produtos da força pulsional trabalhada psiquicamente pelo processo de recalcamento, mas que insistem em retornar para a consciência, provocando angústia e ameaçando o estado de dormir, impondo a vigília. Neste sentido o sonho é o guardião do sono, realiza o desejo de modo inócuo, atendendo assim ao principio do prazer, sem ferir o princípio de realidade,no processo de uma análise, o sonho é uma fonte rica e importante de acesso ao material inconsciente, que insiste em atualizar-se mediante o sonhar. Essa foi uma das descobertas de freud sobre o inconsciente do ser humano e em seguida ele relaciona o processo do inconsciente com a formação de personalidade do instinto sexual e nessa época freud foi polemico e criticado porque ele afirmava que a sexualidade começava desde do nascimento do bebe ele afirmava que os problema que cada fase apresentava tinha que ser resolvida naquela fase para que o ser (indivíduo) não tente para o resto da vida obter esses prazeres.

Freud tropeçou na ação da transferência enquanto tentava solucionar questões clínicas dos sintomas histéricos. São conhecidas as atribulações de Josef Breuer com o amor de transferência de sua paciente Anna O. (Bertha Pappenheim). Assim como as de Freud com Dora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com