TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Observacao

Trabalho Universitário: Psicologia Observacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Chegando à praça o ambiente era descontraído, surpreendentemente calmo e silencioso, apesar de ser um local com grande fluxo de meios de transportes, dentre eles pontos de táxi e ônibus com itinerários para toda a cidade de Ribeirão Preto e também cidades próximas, além das pessoas moradoras do bairro as quais observadas saindo de seus apartamentos em frente à praça, turistas notados com máquinas fotográficas, o grupo desceu de um ônibus que ficou estacionado do outro lado da rua, o grupo se deslocou para a igreja matriz e de lá após alguns minutos se dirigiram a praça central.

Havia um comércio itinerante com algumas barraquinhas, onde a maioria dos produtos a venda eram artesanais, entre roupas, acessórios quadros pintados à mão, comidas regionais e também artigos para decoração de casas. Não só o grupo em si como demais pessoas que ali se encontravam, consumiam alimentos bebiam refrigerantes e também cerveja tudo parecia como se fosse um coletivo e a impressão é que todos já se conheciam .Aparentemente o ambiente proporciona socialização e distração, pois grande parte dos que ali estavam sempre estavam sorrindo , e outros em plena conversação. Um aspecto chamou atenção, foi a preservação do local, a praça estava limpa e contava com muitas lixeiras e, por ser morador da cidade raramente havia escutado ou até mesmo verificado algum comentário, ou aspecto positivo de limpeza naquela praça em si. Também observo a presença de guardas municipais alguns a pé circulando entre as pessoas.

Notei que a maioria dos frequentadores desta praça era de idosos que tenho a impressão passavam dos 60 anos, e também um grande fluxo de crianças, desde recém-nascidos nos colos de suas mães e outras que no máximo tinham doze anos. Essas sempre estavam juntas as suas mães e as mesmas sempre estavam visitando uma barraca em seguida de outra.Apesar da grande circulação no local não observei movimentação de adolescentes no meio.

A Praça oferece vários bancos às sombras de arvores centenárias, o ambiente estava agradável com temperatura em torno dos 25 graus, apesar de possuir um transito pertinente ao centro de grandes cidades, davam-se para ouvir as pessoas conversando, muitos pássaros nas arvores, e a companhia constante de pombos, que se aproximam tanto que da para perceber que observam se você possui algum alimento, para alimentá-las.

Observando o outro lado da praça, encontra-se a catedral da cidade, os traços arquitetônicos é o que realmente atrai o olhar e sua imponência deixa uma sensação de poder.

Observo que algumas pessoas ao passar pela catedral fazem o sinal da cruz, como tenho raízes familiares no catolicismo, entendo que este ato, remete a respeito, fé ou quem sabe qual o pensamento naquele momento.

Estou sentado próximo a uma barraca que serve salgados fritos e também salgados típicos do nordeste do País, as pessoas que frequentam esta barraca são as mais variadas possíveis. Não observo grupos específicos de regiões visto o tipo de comida especializada vendida aqui.Os clientes são de faixas etárias e pelas vestimentas das variadas faixas sociais.Aproxima-se um Senhor e pede “licença” para dividir o banco comigo,já que os demais bancos estavam lotados.Disse ele “ só vou me sentar e comer,não há problema?”, eu disse que não, de forma alguma, o senhor deveria ter por volta dos seus 60 anos, trajava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com