TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Construtivista - Observação de uma criança

Por:   •  22/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

Introdução        

Criança Observada        

Teoria de Piaget com base na observação        

Conclusão        

Bibliografia        


Introdução

Trabalho de psicologia construtivista com método de observação, a uma criança, do sexo feminino de quatro anos de idade, em ambiente não controlado, nem condicionado, para que haja maior autenticidade nas respostas de comportamento, sendo em sua casa, onde mora com seus pais. Tendo como objetivo correlacionar, e identificar, as características, que se sobressaem, na fase biológica em que ela se encontra a partir da teoria piagetiana, onde observa-se o comportamento correspondente a fase biológica da criança, relacionando sua capacidade cognitiva de aprendizado e desenvolvimento, em específico a fase do pré-operacional (2 a 7 anos). Para Piaget, o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem. Nessa concepção, a inteligência é anterior à emergência da linguagem e por isso mesmo "não se pode atribuir à linguagem a origem da lógica, que constitui o núcleo do pensamento racional" (Coll e Gillièron, op.cit.). 


Criança Observada

A criança observada, com quatro anos de idade, gosta de brincar de várias coisas, como de casinha com suas bonecas, dando nome a elas e diz ser suas filhas, usando muito a imaginação.

Gosta também de desenhar, fazendo vários rabiscos dizendo ser sua mãe, depois faz outros do mesmo tipo dizendo ser a minha pessoa.

A criança tem muita energia, quer brincar e fazer diversas coisas ao mesmo tempo, típico da sua idade.

Também gosta de cantar, ela mesma compõe algumas canções que canta.

Se alimenta sozinha com calma, porém não gosta muito de comer. Para que ela possa comer, sua mãe diz que vai lhe dar doces após comer ou diz  que ela precisa comer para ficar forte.

A criança diz que quer ser medica, para que possa ajudar as pessoas.

Na hora de ir embora, ela precisava calçar os sapatos, começou a chorar pois não queria calçá-los, sua mãe chamou sua atenção, então a criança calçou os sapatos.

Tem uma fala boa para sua idade, com pouca dificuldade em aprendizado.

É uma criança ativa, inteligente, com personalidade forte, compreende e entende o que os adultos dizem. Sabe o que fazer para conseguir o que quer, quando é contrariada fazendo birra.


Teoria de Piaget com base na observação

Com base na teoria de Piaget sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo- afetivo, a criança encontra-se no período pré-operatório de 2 a 7 anos de idade. Neste período a criança age por assimilação, consegue substituir objeto/ acontecimento por representação dele. Surgem linguagens, imitações, dramatização e fantasias. Desenvolve noções de tempo, espaço e velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com