TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  4.821 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE SOBRE A UNIDADE I

1. Porque estudar Psicologia Organizacional em um curso de Administração?

Resposta:O estudo da ação da Psicologia Organizacional em um curso de Administração implica em oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?

Resposta: A Psicologia Organizacional surge no final do século XIX influenciada pela procura de racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor industrial. Taylor julgou resolver de forma definitiva os problemas de produção. Sua suposição era que se o trabalhador desempenhasse corretamente suas funções a empresa teria mais lucros.

3. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a históriada Psicologia Organizacional?

Resposta: Através da pesquisa constataram que o fator que mais influenciava a produtividade no trabalho não eram as condições do ambiente e nem tanto o pagamento e os métodos de trabalho,mas o fato dos trabalhadores perceberem que estavam sendo observados, de se sentirem importantes por estarem participando de uma pesquisa. Tal pesquisa é de fundamental importância para a história da Psicologia Organizacional, de modo que demonstra através de um estudo prático o verdadeiro sentido de um trabalho produtivo e ao mesmo tempo sadio.

4. Propomos que você organize em duas colunas as idéias das teorias X e Y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.

Resposta:

Teoria X Teoria Y

Funda-se na certeza de que o homem é, desde sempre, preguiçoso, desobediente, desprovido de ambições e, quando possível, avesso a responsabilidades. Funda-se na idéia de que de acordo com o ambiente, o trabalhador pode ser criativo, disciplinado, responsável e auto-orientado para atingir osobjetivos da empresa, muitas vezes assumindo espontaneamenteresponsabilidades.

Os executivos supõem que os trabalhadores preferem ser dirigidos. Os executivos supõem que os trabalhadores

não são preguiçosos e irresponsáveis por natureza

Acreditam que os funcionários não estão interessados em assumir responsabilidades; Podem autodirigir-se e serem criativos no trabalho, se forem adequadamente motivados.

Desejam, acima de tudo, segurança. Não são resistentes às necessidades da empresa.

São motivados pelo dinheiro, e pela ameaça de punição. Têm motivação básica, padrões de comportamento adequados, capacidades para assumir responsabilidades, aceitam tais responsabilidades e também as procuram.

5. Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento

humano nas organizações? O que muda?

Resposta: A renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações se dá a partir dos anos noventa, e acontece quando o homem é tratado como um sistema cuja motivação, comunicação e liderança devem corresponder, em essência, aos fins do sistema organizacional, com práticas voltadas a tornar as pessoas mais produtivas e mais satisfeitas.Com issotenta-se superar o reducionismo/ economicismo/subordinação à lógica instrumental, resgatando, então, as dimensões antropológica e humanista nos estudos organizacionais. Dessa forma, obtêm-se resultados positivos tanto no processo produtivo quanto na satisfação e autorealização do individuo que exerce sua função na organização.

6. O que é Psicologia Organizacional?

ATIVIDADE SOBRE A UNIDADE II

1. Motivação não é um produto acabado; é um processo que se configura a cada momento. Tem um caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos à nossa frente algo a motivarnos. Mas o que é motivação? Formule sua definição e, depois, volte e compare com o que você estudou no início desta Unidade.

Resposta: A motivação é algo que nos encoraja e incentiva, faz com que sintamo-nos fortes e persistentes na conquista de nossos objetivos. E inclusive a motivação reflete considerávelmente em nosso comportamento humano. De acordo com Paul Spector (2002), motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos decomportamentos. Motivação envolve direção, intensidade e persistência de um comportamento.

2. Abraham Maslow desenvolveu uma teoria para explicar o que motiva as pessoas. Ele relacionou motivação com as necessidades e concluiu que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades. Quais são elas?

Resposta: Segundo Maslow, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades. São elas:

• Fisiológicas: fome, sede, sexo e outras necessidades corporais necessárias à manutenção do equilíbrio do organismo.

• Proteção: sentir-se seguro e protegido, procurar prazer e evitar danos físicos e emocionais.

• Sociais: interagir afetivamente com outras pessoas, ser aceito, dar e receber atenção.

• Estima: duas versões: externa (o desejo de ter o respeito dos outros, a necessidade de status, reconhecimento, atenção, apreciação) e interna (autorrespeito, incluindo sentimentos como confiança, competência, capacidade de realização, independência e liberdade).

• Autorrealização: necessidade de desenvolver competências e realizar o seu potencial.

3. O que significa a hierarquia de necessidades na teoria de Maslow?

Resposta: A Teoria da Hierarquia, formulada por Abraham Maslow, pressupõe que “Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.”, ou seja, todos nós temos muitas necessidades que competem entre si para serem satisfeitas.

4. Lee Iaccoca, um dos executivos mais bem pagos do mundo, diz que o que motiva a trabalhar é o dinheiro. Todos os estudiosos da motivação concordam com Iaccoca? O que você pensa sobre isso?

Resposta: Nem todos os estudiosos concordam com a idéia de que o que motiva as pessoas a trabalhar é o dinheiro. Muitos inclusive acreditam que o que realmente motiva alguém a trabalhar, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com