TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Por:   •  16/4/2016  •  Resenha  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 5

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A ciência sobre o trabalho. O significado do trabalho os vínculos do trabalhador com sua atividade, organização e carreira e as redes intra e interorganizacionais, se dedicando aos processos de mudança e inovação com especial atenção aos modelos de gestão de pessoas, buscando analisar o papel das cognições dos atores organizacionais.

O propósito fundamental da Psicologia organizacional é predizer e controlar o comportamento no lugar do trabalho.                                                               Sua tarefa é ajudar as organizações a definir estratégias e implementar práticas relacionados com desempenho e o bem-estar das pessoas no trabalho. Faz referência aos fenômenos psicológicos o comportamento os sentimentos e as atitudes, os valores das pessoas e o seu processo de desenvolvimento mas sempre no contexto de uma organização.

A organização em si trata de um grupo de pessoas que tem um objetivo em comum que os mantêm unidos, assim como tecer uma relações de convivência para poder satisfazer as necessidades que por si só não poderiam existir dentro da organização.

Uma das tarefas importantes da psicologia prganizacional é contribuir  determinando o perfil de uma pessoa para um determinado trabalho avaliando os possíveis candidatos relacionados a esse perfil.                                      Usam-se distintos instrumentos, medidas cognitivas, delineamento de  personalidade e medição das capacidades. Uma segunda tarefa é melhorar os talentos mediante a capacitação desenvolvimento da liderança.                           A psicologia organizacional ainda desenvolve procedimentos para persuadir motivar e ajudar o desenvolvimento organizacional.

O estudo da Psicologia organizacional é uma excelente oportunidade para  abordar o desempenho e seleção de pessoal. Consiste em aplicar princípios psicológicos e teorias, ao que signifiquem o trabalho para as pessoas que se desenvolvem no ambiente laboral.

As organizações utilizam-se diferentes métodos, o sujeito se adapta em alguns métodos bem sucedidos e a outros não. Os estresses e as atitudes no trabalho podem influenciar na maneira como se desempenha uma pessoa, diversos fatores relacionados a essa pessoa e as situações, influem no desempenho e na afetividade das equipes de trabalho.                                                                    

A psicologia organizacional se detém em três grandes âmbitos. O individuo, o grupo e a organização.                                                                                        O indivíduo, sua satisfação, seu compromisso organizacional, suas causas e conseqüências na liderança. A seleção das pessoas e dos processos de socialização na forma como se representa o trabalho. Explora o grupo e sua efetividade e se estuda organização e o desenho da cultura organizacional.

A psicologia organizacional se embasa em processos de medição científica e por isso a seleção e validação de instrumentos de medição são tópico muito importante.

O trabalho é uma atividade complexa composta por muitos processos que envolvem aspectos sociais, aspectos legais, psicológicos políticos e econômicos, o trabalho de uma perspectiva psicológica ha de entendê-lo  não só como atividade, mas como situação do contexto dentro do significado.

A psicologia organizacional age investigando os estilos de administração, liderança, o compromisso das pessoas e suas personalidades.                                        Também se preocupa com a comunicação, nos conflitos e nas mediações. Nos instrumentos de medição de desempenho, explorando a cultura organizacional.  

Também é seu campo selecionar pessoas e abordar a saúde individual e social. Por estarmos acostumados a ver tudo por meio de uma única perspectiva, duvidamos que existam outras, entendemos que os nossos interesses são importantes e o dos outros não. Analisar a concorrência, as condutas sociais negativas são parte de sua competência, e aí está a importância de estudar o conflito e a mediação: O mediador colabora na criação de um espaço de dialogo.

A tendência nas empresas é que o psicólogo esteja no planejamento estratégico organizacional, porem existe grandes discussões internas na Psicologia, a área ainda se encontra dividida entre aqueles que estão mais voltados para gestão, como recrutamento, treinamento e que tem um olhar sobre a organização como gestão de pessoas. E aqueles que tem uma visão mais sociológica  e voltada para saúde do trabalhador. Contudo não se pode reduzir Psicologia Organizacional e do Trabalhol a nenhum das duas linhas de pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com