TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  1.806 Visualizações

Página 1 de 4

1) Com base em sua aprendizagem de sala de aula e os livros indicados justifique com suas próprias palavras a afirmação: “se fosse preciso concentrar em uma palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente”

Os textos de Freud abrem um leque de interpretações, e teóricos que o seguem tem encontrado diversas explicações, dificultando assim o esclarecimento do conceito inconsciente. O inconsciente freudiano não se encontra no profundo da nossa mente, mas ele fala em uma consciência que se poder ser “vista”.

Freud tenta também entender algumas ações humanas através do inconsciente, pois para Freud o inconsciente são conteúdos reprimidos e que nós não temos acesso ao sistema pré-consciente/consciente e que algum momento eles foram reprimidos e foram para o inconsciente. Como por exemplo uma criança sofre um trauma quando pequena, e acaba sendo esquecido e quando atinge a idade adulta ele vive um determinada situação que talvez ele nem lembre, mas que deixa a pessoa insegura.

2) Descreva uma situação social cotidiana e, a partir da perspectiva do Behaviorismo, procure entender o que está acontecendo com o comportamento das pessoas, esforçando-se em conhecer as contigências ambientais que as levam a se comportar daquela maneira.

Muitas vezes nós seres humanos agimos com comportamentos que parece inadequados em função da nossa atenção involuntária, que na verdade é agirmos mesmo que não queremos “devido nossa atenção e percepção involuntária”. Exemplo de atenção involuntária: uma pessoa deixa cair um objeto e todos se voltarem para aquela situação isso ocorre de forma automaticamente – involuntária. Já o comportamento voluntário depende de nossa vontade, porém se reforçado ele poderá produzir muitos beneficios; por exemplo no trabalho. Um trabalho com recompensa e reforço, compreende-se que se for reforçado de forma positiva, a resposta certamente também será positiva. Exemplo Se um chefe de trabalho consegue Observar o que um funcionario poderá produzir de melhor e reforçar o seu potencial, automaticamente esse funcionario respondera de forma positiva no trabalho.

3) Qual é o papel da memória e da percepção na ação profissional?

A memória e a percepção tem um papel muito importante na vida profissional e geral de uma pessoa, pois com a ajuda da memoria conseguimos guardar novos conhecimentos, informações, amarzenar e recuperar tudo aquilo que desejamos. Já a percepção nos ajuda no desempenho profissional no processo de se organizar e interpretar dados sensoriais recebidos para desenvolver a consciência do ambiente que nos cerca a nós mesmo.

4) Discuta a frase “O homem não tem natureza, o homem tem história”, procurando enfocar o aspecto cognitivo do ser humano

O fato de o homem não tem natureza e sim história está justamente no fato de que o homem tem o “poder” transformador de todas as coisas. Podemos denotar isso com todas as coisas que o homem criou como: o avião, a energia elétrica, o carro, todas essas coisa faz do homem um ser histórico.

Como diz o filósofo José Ortega Y Gasset (1883-1955), todas as coisas estão em permanente processo de mudança, e por isso a vida do inicio ao fim é um processo de aprendizagem. Com tudo isso podemos afirmar na frase acima, que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com