TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Por:   •  16/11/2016  •  Abstract  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Organizacional

A Psicologia do trabalho pode ser designada como campo de compreensão e intervenção sobre o trabalho e as organizações, visando analisar a interação das múltiplas dimensões que caracterizam pessoas, grupos e organizações, com a finalidade de construir estratégias e procedimentos que promovam, preservem e reestabeleçam o bem-estar (ZANELLI & BASTOS, 2004).

Apesar das inúmeras mudanças ocorridas nos últimos séculos no que refere aos vários contextos desde o econômico, o social, o cultural e o tecnológico, pelo que passou a psicologia organizacional, a área ainda está voltada para métodos tradicionais como recrutamento, seleção e treinamento (PEREIRA & GOMES, 2009).

Ainda é bastante conhecida por intervir no momento da aparição dos sintomas, como em casos de queda de produtividade, crescentes índices de absenteísmo e rotatividade, desencadeamento de doenças, desmotivação, insatisfação, etc. (AZEVEDO; CRUZ, 2006). Schette (2005) expõe algumas atribuições do psicólogo tais como, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, estudo da formação e funcionamento de grupos, estilos de liderança, comprometimento com os objetivos organizacionais, padrões de comunicação, etc.

O Psicólogo Organizacional pode assumir várias atividades que auxiliem a organização a enxergar à necessidade de voltar seu foco a qualidade de vida do trabalhador. É trabalhando na promoção da saúde que, no bem-estar psicofísico dos colaboradores e enxergando todo o sistema de relações de empresa, que o psicólogo poderá contribuir para que a organização alcance altos níveis de satisfação, melhore o clima de trabalho e consequentemente, atinja o sucesso organizacional (RICARDINO, 2005).

De acordo com Goulart (1998), os psicólogos organizacionais devem desenvolver padrões de atividades generalistas que são atividades que ligam o setor de Recursos Humanos aos processos decisórios, estando relacionados a condução de mudanças organizacionais. Para tanto, é necessário o conhecimento da filosofia, política, administração e outras áreas pertinentes à organização.

O Psicólogo Organizacional tem a tarefa central de explorar, analisar, compreender como interagem as múltiplas dimensões que estejam ligadas a vida das pessoas, dos grupos e das organizações. Esta área vem crescendo e transformando, contribuindo desta forma para a promoção, restabelecimento da qualidade de vida e o bem-estar das pessoas (ZANELLI & BASTOS, 2004).

Pereira e Gomes (2009) destacam que a atuação do Psicólogo Organizacional só se expande quando, através do esforço pessoal, este procura a profissionalização, caso contrário sua atividade fica restrita a recrutamento e seleção. Em uma pesquisa feita por Zanelli (2008), acerca da caracterização geral do psicólogo organizacional, encontrou-se que mais da metade da amostra possuía rendimentos tanto de salário fixo, como de autônomo, o que é explicado pela possibilidade dos psicólogos atuarem tanto como empregados formais de uma empresa, quanto como consultores externos de outras.

É notável as modificações ocorridas, em relação a atuação do profissional de RH, ao qual não está limitado ao recrutamento e seleção, mas trabalho o contexto geral da empresa, e sempre buscando o trabalho em conjunto, ou seja, a interação de uma equipe multiprofissional, se faz necessário para o bem da empresa e dos funcionários, a visão convergente de diferentes formações e enfoques na análise de uma mesma questão (BASTOS & GALVÃO-MARTINS, 1990).

O objetivo de atuação do Psicólogo Organizacional segundo Bastos & Galvão-Martins (1990) é o de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com