TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Monografias: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 5

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO

A Psicologia Organizacional estuda e intervêm nas relações interpessoais relacionadas a fenômenos e processos oriundos ao mundo do trabalho e das organizações, ou seja, explora, analisa, compreende e interage com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Portanto, ela interfere nas situações relativas ao comportamento humano dentro do ambiente laboral, bem como nas dimensões comportamentais e de gestão, a fim de promover o ajuste harmônico entre pessoas e processos organizacionais.

O Psicólogo Organizacional deve fazer uma reflexão prévia sobre a atual situação e vícios da organização em que estiver atuando e, de posse do diagnóstico, deve propor a melhor solução aos problemas encontrados no ambiente de trabalho que, na maioria das vezes, são derivados das grandes mudanças tecnológicas que tem ocorrido nos últimos anos.

Com o estudo das atitudes, percepções e emoções o psicólogo pode chegar a conclusões sobre a forma de como motivar os funcionários, de modo que estes atinjam a satisfação. Tais conclusões serão trabalhadas no intuito de diminuir, por exemplo, os conflitos - que podem ser interpretados de várias maneiras - promovendo e enaltecendo o dialogo e o espirito de equipe. Desta forma consegue-se uma liderança segura em processos decisivos por parte da gestão da organização viabilizando o aumento da produtividade, a qualidade do serviço, a satisfação do trabalhador, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

No caso hipotético apresentado, a empresa RTBA desenvolve suas atividades no segmento de e-commerce e está ampliando sua atuação no mercado nacional e internacional. Visualizando o crescimento da RTBA, um grupo de investidores realizou uma proposta de compra de 30% das ações da empresa, com intuito de divulgar as ações da empresa na bolsa de valores.

Durante a pesquisa de clima organizacional realizada pelo grupo de investidores foram diagnosticados alguns problemas como elevados nível de estresse e falta de integração da equipe. Diante disso trataremos sobre as causas destes fatores nesta empresa.

Primeiramente, o estresse no ambiente de trabalho pode ser definido como a resposta nociva, física e emocional, ocasionado quando as exigências do trabalho se destoam das capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. Estas dificuldades estão relacionadas com reações desajustadas às pressões sentidas como excessivas ou demasiadamente exigentes. Portanto, para estas pessoas com auto nível de estresse no ambiente de trabalho, pode desencadear um problema de saúde mental e, com isso, influenciar prejuízos em diversos aspectos da vida da pessoa, quer seja a nível individual, social, familiar, etc.

Como um dos problemas que podem surgir no campo da saúde mental vale citar a depressão, que gera na pessoa sentimentos duradouro de extrema tristeza, desespero e inadequação, resultando em alterações repentinas de humor.

Neste caso a empresa precisa valer-se da psicologia organizacional, ou melhor, contratar um profissional especializado nesta área capaz de realizar avaliações, identificar o motivo deste estresse e atuar com o propósito de minimizar o problema, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho que, certamente, culminará em ganhos de desempenho e produtividade.

Então, na empresa RTBA para diminuir o nível de estresse pode ser desenvolvido a ginástica laboral na parte da manhã, que serve para fazer alongamentos e massagens, para que os funcionários possam começar o dia bem dispostos e, ao longo da jornada, podem retornar o exercício para relaxar os funcionários. Essa seria uma forma de combater o estresse, pois modificaria a rotina do trabalho.

Outra forma para combater o estresse seria a empresa dar oportunidades para que os funcionários expusessem suas criticas e sugestões, visando a melhoraria no relacionamento entre colegas, chefes e subordinados. Com isso, a empresa teria melhor controle sobre o quadro de colaboradores e o grau de satisfação, podendo traçar metas de melhorias.

Na empresa RTBA também foi observado a falta de integração da equipe, como no caso da “famosa fofoca” e a falta de cooperação entre os funcionários, que por sua vez acabam causando conflito entre os colaboradores da empresa, o que para a gestação da empresa é um ponto negativo, pois pode trazer prejuízos na produtividade da equipe.

No ambiente de trabalho a fofoca infelizmente é um habito comum nas empresas e, apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com