TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Casos: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 8

1-INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos sobre a definição de Aprendizagem, e seus tipos. A aprendizagem refere-se à aquisição de capacidade, conhecimento, habilidades, atitudes e competências ao longo da vida do ser humano. Cada abordagem da psicologia trata a aprendizagem de maneira diversa.

A aprendizagem organizacional é resultado não só das aprendizagens individuais, mas também das dinâmicas estabelecidas entre os indivíduos nas organizações. O conhecimento movimenta-se nas organizações, sendo trocado, comprado, descoberto, criado e aplicado ao trabalho. Ao contrário do conhecimento individual, o conhecimento organizacional é altamente dinâmico e se quisermos que o conhecimento seja utilizado de maneira mais eficaz, precisamos entender melhor as forças que o induz.

2-CONCEITO

Segundo CHIAVENATO “Aprendizagem é toda mudança relativamente permanente no comportamento e que se produz como consequência de uma experiência”.

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicológica, psicologia, educação e pedagogia.

Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o meio ambiente tem sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de "tentativa e erro" e de períodos de descanso, após o qual se pode acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados.

A aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para o aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando a melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.

Um outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura do comportamento, de uma forma sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada.

O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.

3- NATUREZA DA APRENDIZAGEM (CONHECIMENTO)

A vontade de dominar o conhecimento vem desde ao primórdios da longa trajetória humana. Adão e Eva foram expulsos do paraíso devido a atração pela aquisição do conhecimento configurado em uma árvore no Jardim do Éden.

Atualmente, o conhecimento constitui a base estruturante do desempenho de sociedades, regiões e organizações. Fala-se hoje em sociedade do conhecimento, economia baseada em conhecimento, redes de conhecimento, trabalhadores do conhecimento para se constatar de que a gestão adequada do conhecimento é fator primordial para a capacidade das sociedades, organizações e pessoas, para lidar com o ambiente em acelerada mudança e crescente complexidade. Aprimorar tal conhecimento está se tornando vital para que a nações e organizações possam acelerar o ritmo de seu desenvolvimento, como é o caso de nosso país e de nossas organizações.

Mas afinal, o que é conhecimento? Por que ele vem se tornando a maior riqueza na Era da Informação? Em nossa língua, a palavra conhecimento pode ter vários e diferentes significados. Pode significar informação, conscientização, saber, cognição, discernimento, competência, habilidade prática, capacidade, aprendizado, sabedoria, certeza etc. A definição depende do contexto em que o termo é empregado.

3-1 CARACTERISTICA DO CONHECIMENTO

Chiavenato (2005) afirma que o conhecimento possui quatro características: O conhecimento é tácito, isto é não pode ser expresso por palavras, orientado para a ação, é sustentado por regras, está em constante mutação.

O conhecimento é tácito: O conhecimento é algo pessoal, isto é, formado de dentro de um contexto social e individual. Não é de propriedade de uma organização ou coletividade... Embora pessoal, ele é construído de forma social. O conhecimento transmitido socialmente se confunde com a experiência que o indivíduo tem da realidade. As experiências novas são sempre assimiladas por meio dos conceitos que um indivíduo possui. (...)

O conhecimento é orientado para a ação: O ser humano está sempre gerando novos conhecimentos por meio da análise das impressões sensoriais que recebe (e quanto mais sentidos ele utiliza no processo, melhor) e perdendo os antigos. Essa qualidade dinâmica do conhecimento é refletida em verbos como, aprender, esquecer, lembrar e compreender. (...)

O conhecimento é sustentado por regras: Com o passar do tempo, criamos em nosso cérebro inúmeros padrões que agem como regras inconscientes de procedimento para lidar com todo tipo de situação concebível. ...O conhecimento das regras funciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com