TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Artigo: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EaD

PÓLO DE ARAGUACEMA - TO

UNIDADE CURRICULAR:

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I

JULIANA FRANCO CHAGAS DA MATA

Prof.(ª): Teomar Manduca Aires Leal

Turma: Araguacema

Sala Ambiente Virtual de Aprendizado

Caseara – TO, 2014

Curso Superior de Administração Pública

Unidade curricular: Teorias da Administração I

Prof.: Teomar Manduca Aires Leal

Valor da atividade: 5,0

Acadêmico(a):

Atividade 3

Após ler o texto proposto desenvolva as questões abaixo.

1. (2,0) Até então, as teorias administrativas estudadas nos mostraram que os processos decorrentes das atividades das organizações dão ênfase nas tarefas e na estrutura? A Teoria das Relações Humanas passou a dar destaque a outro fator que a partir de então ganhou importância. Qual é esse novo fator e fale da sua importância para as atividades da organização.

Sim, a corrente das relações humanas foi basicamente um movimento de oposição à desumanização do trabalho, derivada dos métodos anteriormente propostos que eram rigorosos, científicos e precisos. A partir daí ocorre a transferência da ênfase na tarefa e na estrutura para as pessoas. Passa-se, portanto, a se pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para tais. Psicólogo australiano, porém, atuante nos Estados Unidos, Elton Mayo (1880 – 1949) foi um dos pesquisadores mais influentes nesse momento. Ele escreveu sobre temas como democracia, liberdade e problemas modernos da civilização industrializada. Em sua obra, Human Problems of an Industrial Civilization (Problemas Humanos da Civilização Industrial), Mayo descreve a experiência realizada na fábrica da Western Eletric, conhecida como “Experiência de Hawthorne”, na qual buscou compreender a relação existente entre a produtividade e o padrão de iluminação ambiental. Durante a realização do estudo, foi constatado que, independentemente do estímulo usado para análise (aumento ou redução da luminosidade, concessão de benefícios financeiros ou maiores níveis de atenção com a equipe), o resultado da produção seria incrementado. Ao concluir a experiência, Mayo aponta que os supervisores precisavam de treinamento e técnicas para compreender e lidar com suas equipes de trabalho, sendo mais preocupados e habilidosos para lidar com situações pessoais e sociais. Logo, a resposta para as grandes questões organizacionais não residiria em aspectos técnicos, mas no caráter humano e social do contato entre os indivíduos. Na essência, a proposta oferecida visava o equilíbrio entre a organização técnica e a humana.

2. (1,0) Na corrente estruturalista Weber diferenciou os conceitos de poder e autoridade. Assim

a) apresente essas distinções,

Max Weber (1864–1920), autor da corrente estruturalista fenomenológica, apresentou a distinção entre os conceitos de poder e autoridade, como resposta à sua necessidade de compreender o motivo que levaria as pessoas a responder ordens.

 Poder é a capacidade de fazer com que as pessoas obedeçam às ordens independentemente da existência de resistências.

 Autoridade é a capacidade de fazer com que as pessoas obedeçam de modo natural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com