TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Projeto de pesquisa: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

1-Introdução

Vivemos em uma sociedade fundamentada em organizações, assim, desde o nascimento até a morte, inúmeras organizações fazem parte de nossas vida, como a escola, a faculdade, a creche, o hospital, o clube, o condomínio, a empresa, a igreja, os sindicatos, as associações, os órgãos públicos, dentre inúmeras outras organizações, sejam elas de trabalho ou não.

Todo ser humano vive durante determinado período de tempo em determinada localidade se relaciona com a natureza, vive em grupos, em organizações e em sociedade. Essa sociedade da qual o homem faz parte se modifica e com ela, o próprio homem também muda.

A vida se baseia tanto na pessoa quanto nos grupos dos quais se faz parte. Dessa forma a sociedadena forma de viver das pessoas, quanto as pessoas interferem na sociedade, estabelecendo uma relação mútua. Nas organizações ocorre a mesma coisa. As pessoas fazem parte da organização de trabalho, passam muitas horas nela e participam de grupos que muitas vezes regem seu comportamento.

Contudo, apesar dessa semelhança as pessoas são seres únicos, individuais, diferentes entre si, que têm comportamentos diferentes até diante de uma mesma situação.

O ser humano é também um ser ativo e reflexivo, um ser de palavra, um ser de desejo e pulsão, um ser simbólico, um ser espaço- temporal, objeto e sujeito de sua ciência.

O trabalho aborda o tema Restaurante Fellini: Gestão com Pessoas, e envolve vários conceitos de recursos humanos que são essenciais em nosso aprendizado.O trabalho estará mostrando sobre a Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, a Comunicação, clima e cultura organizacional e Metodologia cientifica.

Desenvolvimento

2.1 Psicologia Organizacional.

Na virada da vida a humildade é tudo.

Verificação com os momentos de estresse: A satisfação no ambiente de trabalho é definida como um agradável sentimento resultante da percepção de que o nosso trabalho, sendo possível destacar três componentes-chaves na definição de satisfação no trabalho:valores importância dos valores e percepção.

O nível de satisfação do colaborador é um aspecto de grande vantagem competitiva sobre outras empresas do mercado, ou seja, as melhores empresas podem converter a satisfação e a lealdade dos investidores, de outro.

A satisfação e a insatisfação no trabalho são situações opostas de um mesmo fenômeno, um manifestado na forma de contentamento e prazer, e outro, na forma de sofrimento. Este ultimo, a insatisfação, pode se expressar a partir de um estado emocional incômodo e que merece muita atenção, o estresse.

O estresse por sua vez, é decorrente da incerteza percebida pelo colaborador se será capaz de realizar ou não as demandas de seu trabalho. As reações do estresse para a vida do trabalho são imensas, vão desde reações fisiológicos até reações comportamentais e cognitivas. As conseqüências desse estado são os altos custos tanto pessoais quanto organizacionais como: assistência médica, absenteísmo rotatividade, baixo compromisso organizacional, dentre outros. As causas da insatisfação e do estresse são variáveis e vão desde o ambiente físico e interpessoal, até a visão desempenhada do colaborador e o papel da empresa na vida desse trabalhador.

Os psicólogos organizacionais e do trabalho vivem a realidade com um olhar histórico-social e com a participação dinâmica no contexto organizacional, os instrumentos de trabalho são os meios para se chegar a uma finalidade, a visão é interdisciplinar e tem dado conta de responder pelos processos psicossociais da organização até o momento.

O estudo do comportamento organizacional é normalmente dividido em três níveis de análise: o nível individual, o nível grupal e o nível organizacional.

Sem dúvida, a convivência dentro das organizações é, no mínimo,desafiante, diante das reações das pessoas frente ás relações interpessoais. Nesse ambiente, as pessoas se comunicam, simpatizam, demonstram afeto, aproximam-se, atraem-se e afastam-se, entram em conflito competem entre si,colaboram,desenvolvem-se. Assim, tudo isso faz parte da interação humana que de maneira alguma permite que fiquemos indiferentes nesse ambiente. Apesar de utilizarmos a comunicação nessa interação,não é a única interação existente.Pode se expressar também pela posição corporação, gesto, olhares, expressão facial, pensamentos, sensações,deslocamento físico de afastamento ou aproximação.Por exemplo, ao chegar para trabalhar e dar um bom-dia a todos, existem diversas formas de responder a seu bom-dia.Alguns podem devolver o cumprimento mecanicamente, verbalizando, outros preferem responder com um sorriso, ou podem virar-se de costas e sair da sala, há aqueles que podem ir em sua direção e abraçá-lo,outros podem não responder nada, continuando o que estava fazendo, enfim a todas essas formas de interação.

A atuação da psicologia: Os mais conhecidos são psicologia clínica, psicologia escolar, psicologia organizacional, psicologia do trabalho, psicologia social, psicologia do trânsito, psicologia da educação, entre outras. Esses campos de atuação são diversos, uma vez que o homem interage de diferentes formas no mundo onde vive cada campo de atuação tem o olhar específico sobre o ser humano. Pode-se dizer que onde existe o homem há um campo de atuação para a psicologia atuar.

Definições do Estresse: Como o estresse sempre existiu, já que ele é necessário para acionar nossas reações a situações adversas.O atual estilo de vida é considerado, por boa parte dos especialistas, o grande vilão.

Uma Liderança exercida: Condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou tentativa de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

Estilos de Liderança:

Liderança Autocrática:

Na liderança autocrática o líder é fofocado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com