TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Organizacional

Esta área da Psicologia estuda os fenômenos que existem nas organizações, estando ligada a empresas. Mais diretamente no bem-estar dos colaboradores.

Dentre as principais áreas da Psicologia Organizacional estão: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

Duas destas, veremos aqui.

Recrutamento

O recrutamento é utilizado na organização para atrair candidatos qualificados que sejam capazes de assumir cargos na empresa. É uma atividade de comunicação com o ambiente externo.

Mas para que esse recrutamento ocorra de maneira correta, são feitos dois tipos de pesquisa: externa e interna.

Na Pesquisa Externa acontece uma pesquisa de mercado para se saber qual o caminho certo a seguir, levando em consideração o interesse da organização. Esse tipo de recrutamento recorre a diversas técnicas.

E na Pesquisa Interna, são estudadas as necessidades da empresa em relação aos recursos humanos.

O recrutamento também é dividido em Externo e Interno.

O Interno ocorre quando a empresa preenche uma vaga com seu próprio funcionário. Esse tipo de recrutamento é vantajoso porque é econômico, rápido e seguro para a organização, motiva o desenvolvimento de todos, também motiva a permanência e a lealdade para com a empresa, entre outros aspectos. Em contrapartida, esse tipo de recrutamento pode gerar frustração nos funcionários que não foram aprovados, gerando desmotivação neles e também pode ocorrer um conflito interno.

O Externo é feito quando se esgotam os recursos humanos internos da empresa. Preenchendo-se a vaga com a contratação de alguém de fora dela. Como vantagens do Recrutamento Externo podem citar: experiências novas para a organização, levando em consideração que são agregadas novas experiências que inexistem na organização, pessoas novas, novos talentos, enriquece o patrimônio humano, etc. As desvantagens disso é que pode ocorrer uma desmotivação dos colaboradores que não tiveram oportunidade e também é mais caro e mais demorado.

Seleção de Pessoal

Esse tipo de atividade ocorre depois do recrutamento. Nele é escolhido aquele que se destacou para preencher determinada vaga, tendo como objetivo final escolher o candidato que esteja adequado às necessidades da organização.

Os profissionais responsáveis por esta seleção utilizam as entrevistas, as atividades de conhecimento, capacitação, testes de personalidade, de desempenho, entre outros.

Podemos destacar como vantagens da Seleção de Pessoas: o contato face a face com o candidato, a interação direta com ele.

As desvantagens é que existe grande margem de erro, por ser uma técnica subjetiva, exige treinamento do entrevistador e conhecimento à respeito do cargo e suas características básicas.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_organizacional

http://pt.wikipedia.org/wiki/Recrutamento#Fases_de_recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com