TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Monografias: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas.

A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.

Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

A psicologia industrial surgiu após a Segunda Guerra Mundial, para tratar do bem-estar no trabalho e para estudar as motivações e as relações interpessoais dentro das organizações.

Com o tempo, a psicologia foi-se dividindo em diversos ramos e especializações. A psicologia industrial, por sua vez, é a disciplina que visa selecionar, formar e supervisionar os trabalhadores com o intuito de melhorar a eficácia e o rendimento no trabalho. Esta especialização analisa, portanto, o comportamento humano no âmbito da indústria e do mundo dos negócios.

Para levar a cabo as suas tarefas, a psicologia industrial tende a dividir as pessoas sejam trabalhadores operários (mão-de-obra), administradores ou consumidores. Desta forma, tem condições para prestar atenção às particularidades dos comportamentos dessas pessoas de acordo com o objetivo que têm no universo comercial.

A psicologia Industrial, influenciada pela escola de relações humanas da administração, se preocupa muito para que os subordinados trabalhem motivados, pois o trabalho que anteriormente tinha a função apenas de realizar necessidades começa a ser mais um produto no mercado, onde o trabalhador vende sua força de trabalho e produtividade. A psicologia do trabalho tem muito a contribuir com a melhoria da situação de trabalho em que as pessoas se encontram. Por isso este trabalho é importante ele tem por objetivo descrever o que é globalização, capitalismo e psicologia do trabalho e organizacional.

Comentário

Podemos concluir que a motivação é uma filosofia que deve ser decorrida de cima e espalhada para toda a organização. Não existe um dispositivo motivacional universalmente consistente e aplicável a todos, a motivação no trabalho é de ordem individual, por isso a dificuldade de motivar as pessoas de uma organização como um todo.

Para um colaborador se motivar, primeiro ele tem que gostar da organização onde ele atua e a relação com o líder é fundamental para que isso aconteça, pois o líder constitui a primeira referência dele sobre a organização. Ter um ótimo ambiente de trabalho também é fator importante para que o colaborador se sinta motivado e satisfeito com o trabalho que executa. Por isso, a Psicologia Organizacional é de grande importância é com ela que vamos resolver todos os problemas relacionados ao bem-estar de cada colaborador relacionado com recursos humanos ou gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com