TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Exames: Psicologia Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIJORGE

LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE

Salvador

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIJORGE

ADENILCE MARIA BORGES DE SANTANA

LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE

Salvador

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIJORGE

LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE

Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Psicologia Aplicada à Gestão, curso de Bacharelado em Administração do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação do Prof. Silvanne Ribeiro Santos, Adm. Turma 1, ,turno noturno.

Salvador

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................................05

LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE..................................................................................06

CONCEITO DE LIDERANÇA.................................................................................................07

MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO.....................................................................................08

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................11

2. INTRODUÇÃO

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo e trabalhando dentro de organizações. A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas sozinhas. Quanto mais industrializadas for a sociedade, tanto mais numerosas e complexas se tornam as organizações. E estas passam a criar um tremendo e duradouro impacto sobre as vidas e qualidade de vida das pessoas.

Sejam quais forem os objetivos das organizações: lucrativos, educacionais, religiosas, políticas, sociais, filantrópicas, econômicas etc., envolve pessoas que se tornam mais e mais dependentes da atividade organizacional.

A competitividade em mercados cada vez mais abertos está exigindo das organizações maiores esforços em busca da melhor e mais eficiente forma de selecionar individuos e organizar o trabalho de uma maneira que atenda aos anseios das organizações que buscam pessoas com qualificações direcionadas para as atividades a serem exercidas para obter melhor desempenho nas funções. A psicologia organizacional através da gestão de pessoas é de extrema importância para recrutamento e seleção de pessoas dentro das organizações.

Para possibilitar a clientela interna um melhor aproveitamento de suas funções dentro das instituições e também para que estes profissionais de Rh possam desempenhar melhor seu papel e desenvolver suas atividades em equipe.

Assim mantendo motivados seus funcionários e dando-lhes melhores condições de trabalho, investindo em sua capacitação onde todos são responsáveis pela saúde financeira da organização e pelos seus resultados.

LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE

Hoje em dia o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de Liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambigüidades do mundo, para sentimentos conflitantes e idéias contraditórias

O comportamento de Liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc., deve ajudar o grupo a satisfazer suas necessidades. A Liderança é encarada como um fenômeno social, pois ocorre exclusivamente em grupos sociais, ou seja, envolve relações pessoais e estruturas sociais. Um líder inato pode ser facilmente reconhecido perante o grupo, pois sua capacidade de coordenar, direcionar, conduzir o grupo à atingir seus objetivos ficam evidentes e o tornam uma espécie de guia representativo do grupo.

As competências organizacionais e humanas tiveram origens distintas. No entanto, atualmente alguns autores empreendem esforços para aproximar estas visões. Em geral, argumentam que o desenvolvimento de competência das pessoas na organização implica em aumento no nível de competência organizacional e, portanto, em maior capacidade para executar as estratégias empresariais.

À medida que as organizações crescem e se multiplicam, maior se torna a complexidade dos recursos necessários à sua sobrevivência e ao seu crescimento.

As organizações são constituídas de pessoas. Por outro lado, as organizações constituem para as pessoas um meio pelo qual podem alcançar muitos e variados objetivos pessoais com um mínimo de custo, tempo, de esforço e de conflito, os quais não poderiam ser alcançados apenas através do esforço individual. Sem as organizações e sem as pessoas que nelas atuam não haveria administração de recursos humanos.

Os seres humanos não vivem isoladamente, mas em contínua interação com seus semelhantes. Em face de suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que ação individual isolada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com