TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Dissertações: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 10

Psicologia Organizacional

O Que é a Psicologia do Trabalho?

No campo da ciência psicológica, o trabalho tem sido considerado uma das formas de significar a existência humana, a partir da transformação da natureza do próprio homem com suas experiências singulares a partir das atividades que desenvolve. É através do trabalho que o sujeito reconhece a si mesmo e, pela via desse movimento, reconhece o outro e produz subjetividade, que é um foco de estudo dessa área

.A Cognição nas Organizações de Trabalho

As organizações são estruturas que podem ser vistas como máquinas, nas quais suas partes, cada uma com funções diferentes, se interligam e se relacionam de forma ordenada. Podem ser vistas também como um organismo, um sistema vivo que existe em um ambiente mais amplo do qual dependem. Ainda, podem ser vistas como um cérebro, processando informações e capazes de aprender a aprender. A organização, portanto, é uma unidade social, coordenada e composta de uma ou mais pessoas, funcionando numa base relativamente contínua para atingir um objetivo. (ZANELLI, BORGES-ANDRADE e BASTOS, 2004).

Introdução à Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional se caracteriza como uma subárea da ciência psicológica com o intuito de atuar de forma interdisciplinar no comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com as organizações através da compreensão dos fenômenos psicológicos. Este artigo objetiva apresentar uma revisão teórica sobre a inserção do psicólogo no campo organizacional, levantando um breve histórico sobre essa profissão e intervenções realizadas, bem como conhecer o papel do psicólogo nas organizações e empreender uma discussão sobre a mera aplicação de técnicas nesse contexto e a proposta de ser um agente de transformação social nas empresas. A partir desse contexto, conhecer princípios e métodos de atuação contemporâneos na leitura dos fenômenos psicológicos. É necessário que os profissionais reconheçam as variáveis de crescimento da área a fim de que possam melhorar a qualidade na sua atuação, desse modo, a realização de pesquisas sobre o tema é relevante para auxiliar na atualização, capacitação e formação profissional da psicologia científica.Possíveis Impactos Psicológicos Causado Pela Mudança na Trajetória Profissional

O possível desgaste físico emocional ao qual a pessoa pode ser submetida, nas relações com o ambiente de trabalho (carreira, estudos), é um fator muito significativo na determinação de transtornos de saúde relacionados às ânsias e expectativas que o individuo adquire ao se formar, em um determinado curso. E o que fazer quando depois de graduado, o individuo se vê realizando outras atividades, ao qual o mesmo tem que exercer, não por vontade própria, mas sim pelos imprevistos da vida? O presente artigo pretende compreender quais são os possíveis impactos psicológicos, que podem se manifestar no individuo, quando o mesmo se vê atuando em uma área, diferente da qual estudou, ou ansiou atingir ( na vida profissional). Procuraremos buscar tal resposta através de estudo de caso, pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico dos conceitos de trabalho, carreira, impactos no individuo, entrevista (não estruturada), aplicação de testes (stress, coping) para medir os níveis de impactos que podem ocorrer, com uma pedagoga que no ano de 2011, trabalhava em uma empresa de cosméticos, especificamente na área de produção (chão de fabrica).

Palavras chave: Impacto psicológico, carreira, trabalho.

Ética, Organizações e a Morte da Autonomia

A ética hoje é vista muitas vezes de modo errôneo pelas pessoas e organizações, a importância da ética na nossa sociedade é inquestionável, e o presente artigo propõe uma reflexão sobre o conceito de ética, a semelhança das organizações com as prisões, segundo o pensamento de Foucault, a relação entre as organizações chamadas ômegas e a falta de autonomia, e o não incentivo da mesma, sendo feita revisão bibliográfica do assunto abordado.

Palavras-chave: Ética, Autonomia, Organização, Psicologia Organizacional;

Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações

O presente trabalho tem por objetivo realizar um breve resumo sobre as atividades que foram dadas em sala de aula, tendo como ponto de apoio a apostila viabilizada pela professora. Consiste em uma pesquisa sobre a importância dos grupos e equipes de trabalho dentro das organizações. Para isso, utilizou-se a pesquisa básica, exploratória e bibliográfica. Pretende-se apresentar os conceitos teóricos relacionados ao tema da pesquisa apresentando os grupos de trabalho com atuação variada dentro da empresa.

Palavras-chave: Grupos, Equipes de Trabalho, Psicologia Organizacional, Organizações

Qual a Importância da Permanência e Reinserção de Idosos no Mercado de Trabalho?

Esse artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância de mantermos e/ou reinserirmos nossos idosos no mercado de trabalho. Nossa intenção é refletir e dialogar com as opiniões de alguns autores e entrevistados, que muito contribuíram para a realização desse trabalho. Esperamos ajudar a elucidar a importância de nos prepararmos para uma não tão distante realidade: a demanda de idosos querendo e precisando trabalhar e um mercado de trabalho com escassez de força de trabalho qualificada, onde a contribuição de idosos pode ser de grande relevância.

A Beleza do Trabalho Constituindo Subjetividades

O presente artigo busca elucidar as relações de trabalho existentes entre os funcionários, direção e clientes em um Salão de Beleza, com o objetivo de investigar a dinâmica existente entre o homem e seu trabalho e quais as consequências desta no processo saúde/doença do trabalhador. Foram realizadas observações por meio das quais, foi possível levantar os dados necessários para a análise e discussão desta proposta. Com base na discussão dos conceitos sobre beleza e a profissão cabeleireiro em conjunto com os pressupostos teóricos da Psicologia do Trabalho concluiu-se que o estar belo é uma regra nos dias de hoje, porém é necessário olhar atentamente para estes profissionais produtores de beleza, pois a realização de seu trabalho implica em inúmeras consequências, às vezes nefastas, tanto no âmbito físico quanto mental. É nesse aspecto que a Psicologia do trabalho se fundamenta, no sentido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com