TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Resenha: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, instituições, universidades, governo e etc. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral.

Se ele atua em uma empresa por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.

Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Do colaborador com a organização.

Segundo exames feitos por Bastos (1992), as transições pelas quais a psicologia atravessou, apresentou estruturas de atuações divididas em subcampos em administração de pessoal, qualificação, desenvolvimento, comportamento organizacional, condições e higiene no trabalho, relações de trabalho e mudança organizacional.

Para atender a essa área, é preciso que o psicólogo obtenha conhecimentos e habilidades gerais como atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente.

Outra função, já mais comum, é o do recrutamento e seleção de pessoal. O psicólogo vai recrutrar os candidatos. Recrutar ou fazer o recrutamento quer dizer chamar, oferecer, divulgar as vagas que estão em aberto. A divulgação pode ser em jornais, internet, rádio, entre outros meios.

A partir do recrutamento, aparecem os candidatos que querem trabalhar. Agora temos uma outra questão: como selecionar, escolher o melhor funcionário?

O papel de seleção de pessoal foi uma das primeiras formas de atuação da psicologia. Com o crescimento da indústria era necessário escolher as melhores pessoas para cada uma das vagas. E é aí que surge a ideia de perfil profissional.

Algumas pessoas são “melhores” para determinadas atividades. Melhores no sentido de serem mais rápidas, atentas, comprometidas com aquela função.

Dizendo de outra forma: cada pessoa tem um determinado talento, uma determinada personalidade que será melhor desempenhada em determinado emprego.

Muitos currículos que chegam às empresas não expressam detalhadamente o perfil profissional, acadêmico e social do candidato, sendo necessário fazer relação entre os dados apresentados no currículo com a comunicação verbal e não-verbal do entrevistado.

Então é de extrema importância o papel do psicólogo para relacionar o sujeito com a vaga de emprego.

E para tanto, existem diversas técnicas de avaliação do perfil como as dinâmicas de grupo, testes psicológicos e entrevistas individuais, que são instrumentos importantes para procurar um índice de acerto na contratação do candidato em relação às expectativas e necessidades do contratante.

Para que isso ocorra, necessita um treinamento e desenvolvimento na área pela qual é solicitado um contratado, sendo assim se fará uma avaliação do desempenho do mesmo naquela área, cujo o contratado terá que ter motivação, liderança em muitas oportunidades, sem deixar que para o ambiente esteja bem para todos, e que ocorra positivamente para uma organização, não poderá faltar saúde e qualidade de vida no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com