TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Dissertações: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 2

Emile Bomfim de Morais Nascimento

Curso: Administração Publica – UFVJM – Pólo: Nanuque

1. Porque estudar Psicologia Organizacional em um curso de Administração?

Podemos afirmar que o objetivo da psicologia organizacional implica em oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?

A nova realidade de mudança exige dos administradores que se interessem pelas ciências que estuda o comportamento e a subjetividade. todos esses ajustes passam pelas pessoas. O homem e suas competências, suas habilidades, suas resistências a mudanças, seus processos de adaptação, suas estratégias de aprendizagem, seus pensamentos, suas tensões, suas emoções etc. este è o foco principal de preocupação da psicologia organizacional. O trabalho como meio para a realização das pessoas e como meio para a produção.

3. A qual a conclusão chegou à pesquisa na fábrica do Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?

Em 1924, na fabrica de WESTERN ELETRIC COMPANY em Hawthorne, alguns especialistas elaboraram um programa de pesquisas para estudar a iluminação na produtividade. eles procuravam encontrar a combinação ideal de condições físicas,horas e métodos de trabalho que estimulassem is trabalhadores a produzirem ao Maximo de sua capacidade.com base nesses estudos os administradores passaram a compreender os benefícios de envolver os trabalhadores no planejamento, na organização e no controle do seu próprio trabalho. A pesquisa de Hawthorne, realizada por Elton Mayo,marcou o inicio do movimento de relações humanas.sobre o que representou para a administração a mudança de paradigma do foco da produção para o das relações pessoais nas organizações.

4. Propomos que você organize em duas colunas as ideias das teorias X e Y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.

Teoria X Teoria Y

Os trabalhadores preferem ser dirigidos Os trabalhadores não são preguiçosos e irresponsáveis por natureza

Não estão interessados em assumir responsabilidades Podem autodirigir-se e serem criativos no trabalho, se forem adequadamente motivados

Desejam acima de tudo segurança Não são resistentes as necessidades da empresa

São motivados pelo dinheiro, e pela ameaça de punição Tem motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabilidade;

5. Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações? O que muda?

Disponível a partir de: sexta, 3 outubro 2014, 09:25

Data de entrega: terça, 14 outubro 2014, 09:25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com